Com apenas quatro rodadas faltando para o encerramento do Brasileirão, o título está cada vez mais próximo ao Palmeiras. O Verdão precisa apenas de uma vitória para se consagrar campeão nacional pela 11ª ocasião. No entanto, para outros clubes ainda há muito em jogo, desde classificações para campeonatos continentais até rebaixamentos, confira.
Quando o Palmeiras será campeão?
Em primeiro lugar, o Verdão, com uma campanha extremamente constante, resta apenas uma vitória para o time palestrino se tornar 11º Campeão Brasileiro. Esta pode acontecer na quarta-feira (02) contra o Fortaleza jogando no Allianz Parque.
Vagas na Libertadores
Com sua excelente campanha, o Flamengo se tornou campeão da Copa do Brasil e da Libertadores. No entanto, ambas colocações se traduziriam em uma vaga para a próxima disputa continental. Com a posição preenchida, mesmo que o regulamento preveja que os seis primeiros colocados do Brasileirão receberão a vaga, foram garantidas mais duas colocações para a edição de 2023.
Desta forma, até o momento o G-4 está composto por Palmeiras, Internacional, Flamengo e Fluminense. Entretanto, o G-8 que garante as vagas para a Libertadores conta com: Corinthians, Athletico-PR, Atlético-MG e São Paulo. Os últimos três tem apenas poucos pontos de diferença com o 9º e 10º colocado que são; Fortaleza e Botafogo. Portanto, um deslize do grupo do G-8 pode eliminar as chances do campeonato continental e modificar a classificação.
Vagas na Sul-Americana
Com as mudanças nas vagas da Libertadores, também há modificações para as, segundo a regulação, os seis mais bem colocados do Campeonato Brasileiro que não classificaram na Libertadores estão aptos para participar no torneio. Assim sendo, até o momento as vagas seriam do Fortaleza, Botafogo, América-MG, Santos, Goiás e Bragantino. No entanto, nas últimas rodadas pode modificar o grupo de times.
Times rebaixados
O outro lado da moeda está nos times rebaixados, o Juventude já não tem possibilidade matemática de fugir do G-4, e inclusive planeja temporada na Série B. Entretanto, o Avaí, Cuiabá e Atlético-GO também devem completar os 4 times que devem sair da Série A. No entanto, Ceará, Coritiba, RB Bragantino podem acabar entrando no grupo inferior após cometerem algum deslize.

