Home Futebol Copa do Brasil: todas as finais que tiveram equipes cariocas

Copa do Brasil: todas as finais que tiveram equipes cariocas

Flamengo e Corinthians fazem o jogo da volta da decisão da competição nesta quarta-feira (19), no Maracanã, às 21h45

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Nesta quarta-feira (19), a partir das 21h45 (horário de Brasília), o país irá parar para acompanhar o jogo da volta da final da Copa do Brasil. As duas maiores torcidas do Brasil lutarão pelo tetracampeonato da competição. Quem vencer erguerá a taça. Um novo empate (a ida terminou 0 a 0 em São Paulo) provocará decisão por pênaltis. Confira a seguir um histórico das finais do torneio com a presença de cariocas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Flamengo foi campeão da segunda edição da Copa do Brasil em 1990, ao derrotar o Goiás na decisão. No jogo de ida no Maracanã, o zagueiro Fernando fez o gol da vitória sobre o Esmeraldino. Assim, um empate sem gols no Serra Dourada confirmou o primeiro título rubro-negro.

Depois de 1990, os cariocas perderiam todas as decisões de Copa do Brasil até 2006

Dois anos depois, o Fluminense enfrentou o Internacional. A partida de ida da final da Copa do Brasil aconteceu nas Laranjeiras, já que o Maracanã estava interditado por conta da queda da arquibancada na final do Brasileirão de 1992 entre Flamengo e Botafogo. Então, o Tricolor das Laranjeiras venceu o primeiro jogo por 2 a 1. Contudo, o Colorado venceu a volta no Beira-Rio por 1 a 0, depois de um pênalti polêmico convertido por Célio Silva. O gol qualificado marcado por Caíco no Rio deu o título de 1992 ao Internacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em 1997, o Flamengo faria a final com o Grêmio. O empate em 0 a 0 no Olímpico na ida atrairia 95.125 pessoas para a volta no Maracanã. Logo após sair perdendo, o Rubro-Negro viraria a partida ainda no primeiro tempo. Mas o gol de Carlos Miguel aos 34 da etapa final daria a taça da Copa do Brasil para o Tricolor Gaúcho, com o placar final em 2 a 2.

O Botafogo faria a sua única final de Copa do Brasil em 1999. Mas o Glorioso amargaria a derrota para o Juventude, que venceu a ida por 2 a 1 no Alfredo Jaconi. Na volta, o Maracanã recebeu um de seus últimos públicos acima dos 100 mil. Afinal, exatamente 101.581 pessoas apoiaram o Fogão. Mas os cariocas não saíram do 0 a 0 e o time de Caxias do Sul festejou o título.

Cinco finais seguidas de Copa do Brasil com cariocas

Em 2003, o Flamengo não seria páreo para o excelente Cruzeiro de Vanderlei Luxemburgo e Alex. No primeiro jogo no Maracanã, empate em 1 a 1. A Raposa asseguraria a conquista da Copa do Brasil ao triunfar por 3 a 1 no Mineirão. O Rubro-Negro fracassaria no ano seguinte, diante da zebra Santo André. Logo após um 2 a 2 no Parque Antártica, o time do ABC paulista iria impor um histórico 2 a 0 sobre o Flamengo de Abel Braga na volta, dando a volta olímpica com a taça de 2004 em pleno Maracanã.

PUBLICIDADE

Na Copa do Brasil de 2005, o mesmo Abel mais uma vez seria vitimado por uma zebra paulista. Dessa vez comandando o Fluminense, o técnico perdeu a taça para o Paulista de Jundiaí. Logo após um 2 a 0 no Jaime Cintra, a equipe treinada por Vagner Mancini segurou o Tricolor no São Januário e venceu a Copa do Brasil daquela temporada.

PUBLICIDADE

Logo após tantas derrotas dos cariocas nas decisões, finalmente um título estaria assegurado para o Rio de Janeiro. Afinal, Flamengo e Vasco fariam o Clássico dos Milhões na grande final da Copa do Brasil 2006. Os rubro-negros venceram os dois jogos no Maracanã: 2 a 0 na ida e 1 a 0 na volta. O destempero de Renato Gaúcho, técnico vascaíno, com Valdir Papel ao ser expulso no começo da partida decisiva se tornou inesquecível.

https://www.youtube.com/watch?v=XsusS1ku3Bs

Fluminense e Vasco ganhariam pela primeira vez, enquanto o Flamengo se tornou tri

Mas o treinador sorriria no ano seguinte. Na quinta final seguida de Copa do Brasil que contou com um carioca na decisão, o Fluminense comandado por Renato celebraria seu único título da competição em 2007. O Figueirense foi o adversário. Logo após o Tricolor das Laranjeiras arrancar um empate no Maracanã em 1 a 1, o time carioca bateria os catarinenses no Orlando Scarpelli por 1 a 0 com um gol de Roger Machado, aos três minutos de partida.

Quatro anos depois, o Vasco voltaria à decisão e também conquistaria seu primeiro e único título de Copa do Brasil até aqui. Na decisão de 2011 contra o Coritiba, o Cruzmaltino treinado por Ricardo Gomes venceu por 1 a 0 a ida em São Januário. Na volta, perdeu no Couto Pereira por 3 a 2, ficando com a taça pelo gol qualificado.

O Flamengo seria tricampeão da Copa do Brasil em 2013, ao superar o Athletico-PR na final. Na ida, empate em 1 a 1 na Arena na Baixada. Com dois gols no Maracanã na reta final da partida marcados por Elias e Hernane Brocador, o Rubro-Negro treinado por Jayme de Almeida venceria a volta por 2 a 0, celebrando o título.

PUBLICIDADE

Por fim, o Rubro-Negro voltaria a decidir uma Copa do Brasil diante do Cruzeiro em 2017. Assim como em 2003, os mineiros levaram a melhor. As duas partidas terminaram empatadas: 1 a 1 no Maracanã e 0 a 0 no Mineirão. Como no regulamento daquele ano, o gol qualificado nas finais não era considerado (a regra seria abolida em todas as fases a partir de 2018), a decisão foi para os pênaltis. Mas Alex Muralha caiu no mesmo canto em todas as penalidades, com os mineiros convertendo todos. Com o erro da cobrança de Diego, a Raposa festejou a conquista da taça.

https://www.youtube.com/watch?v=rZhuK0elc6E
Better Collective