Home Futebol Ex-juízes analisam lance polêmico de Flamengo x Santos e consideram uma “vergonha”

Ex-juízes analisam lance polêmico de Flamengo x Santos e consideram uma “vergonha”

Primeiro gol do Flamengo contra o Santos foi marcado por uma polêmica de arbitragem

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Na noite de ontem (25), o Flamengo venceu o Santos por 3 a 2 e assumiu a segunda colocação do Brasileirão. E a vitória começou a ser construída com um gol de Pedro, no final do primeiro tempo.

PUBLICIDADE

O lance do gol gerou muita reclamação por parte dos santistas, já que o Peixe estava no ataque com Camacho, que foi derrubado dentro da área por Matheuzinho.

O árbitro André Luiz Freitas Castro mandou o jogo seguir. No contra-ataque flamenguista, saiu o gol de Pedro. O Santos, então, pediu uma revisão do VAR para anular o gol e marcar o pênalti. Mas, o VAR não recomendou a revisão, concordando com a decisão do árbitro de campo.

PUBLICIDADE

Em entrevista à “UOL Esporte”, alguns ex-árbitros falaram sobre o lance. E de forma unânime, todos acharam que o juiz errou em não marcar o pênalti e confirmar o gol de Pedro.

Alfredo Loebeling disse que foi uma das maiores vergonhas do campeonato. Segundo ele, o pênalti é claro e não deixa dúvidas.

“Foi uma das maiores vergonhas do campeonato. O pênalti é claríssimo, não é duvidoso. O que me passa a impressão é que o VAR não quis expor a arbitragem anulando o gol e sugerindo a revisão. Depois de toda a festa do Flamengo, imagina falar que foi pênalti? A impressão que me deu é que o VAR não quis criar esse circo todo na partida. Mas é uma vergonha. O pênalti é claríssimo”.

Emidio Marques disse que foi um erro claro, mas que o árbitro errou por estar mal posicionado. Então, o VAR deveria ter auxiliado ele.

PUBLICIDADE

“O árbitro esta próximo do lance, porém mal posicionado. Ele teria que estar vendo o lance no ângulo que vemos na tela da TV. No lugar em que ele estava, elimina-se a visão lateral. Caberia ao VAR, antes de validar o gol, mostrar ao árbitro o lance no monitor para ele decidir de maneira correta.”

Ulisses Tavares já acha que o árbitro estava bem posicionado, mas preferiu se omitir e não marcar o pênalti. Depois, ele pode não ter marcado o pênalti porque saiu o gol flamenguista.

“Foi muito pênalti. O jogador do Flamengo faz a alavanca e derruba o jogador do Santos. O árbitro, muito bem colocado, se omitiu no lance e deu sequência ao jogo. Acredito que ele não quis se comprometer, já que o Flamengo fez o gol na sequência de jogo sem que partida fosse interrompida. Infelizmente é nossa arbitragem, onde os árbitros se escondem no VAR”, disse Tavares.

José Aparecido de Oliveira reforçou a necessidade do VAR em corrigir a decisão.

PUBLICIDADE

“Ele (VAR) deveria pedir a revisão para que o pênalti fosse assinalado. Infelizmente, mais uma falha de ambos na partida.”

Por fim, Guilherme Ceretta, classificou o erro como “cômico”.

“O VAR não pedir a revisão é cômico, para não dizer trágico. Concordar com a revisão de campo é infelizmente um raio-x da ineficiência e da péssima safra de árbitros da atualidade.”