Nesta quarta-feira (19), o Flamengo pode conquistar a sua primeira grande taça da temporada com mais de 70 mil pessoas presentes no Maracanã, na final da Copa do Brasil, diante do Corinthians, a partir das 21h45 pelo horário de Brasília.
Diferentemente do adversário, a vida do Mengão nesta temporada foi mais tranquila no torneio nacional da CBF após a chegada do atual treinador Dorival Júnior, com boas vitórias utilizando a equipe principal.
Contudo, antes da chegada do atual técnico, a vida com Paulo Sousa foi difícil e o rubro-negro teve um susto enorme contra uma equipe da 3ª divisão do futebol brasileiro na terceira fase da Copa do Brasil. No geral, foram 12 gols marcados e quatro sofridos, com seis vitórias, dois empates e uma derrota em nove jogos.
TERCEIRA FASE
No primeiro jogo da Copa do Brasil, o rubro-negro conseguiu arrancar uma vitória de 2 a 1 com gols de Pedro e João Gomes diante do Altos. Porém, a equipe piauiense teve chances claras e desperdiçou várias oportunidades de gol.
Em Volta Redonda, no jogo de volta, o Flamengo voltou a demonstrar pouca efetivada ofensiva no primeiro tempo, mas a situação deslanchou na etapa complementar com gols de Gabigol e Victor Hugo.
OITAVAS DE FINAL
Na chegada do técnico Dorival Júnior, o ex-treinador do Ceará teve que enfrentar o Atlético-MG de Turco Mohamed nas oitavas de final, em sorteio ingrato para o Flamengo. No jogo de ida, o Galo jogou melhor e abriu 2 a 0, mas Lázaro arrancou um gol tranquilizador para o rubro-negro.
No “inferno” do Maracanã, a situação foi diferente, e o Mengão dominou completamente o Galo com placar de 2 a 0, com atuação espetacular de Giorgian De Arrascaeta, iniciando o grande trabalho de Dorival Júnior.
QUARTAS DE FINAL
O confronto das quartas de final representou uma dificuldade acima do esperado para o Flamengo, que enfrentou outro algoz devido ao sorteio. O Athletico Paranaense adotou estratégia defensiva e sofreu demais no Maracanã, mas arrancou o empate sem gols no jogo de ida.
Na Arena da Baixada, o Furacão teve melhor atuação no primeiro tempo e assustou o Mengão em algumas oportunidades, mas o segundo tempo foi dominante para o Flamengo, que avançou após golaço espetacular de bicicleta do jovem Pedro.
SEMIFINAL
No último confronto antes da decisão, o Flamengo teve pela frente o São Paulo, que apostava muitas fichas da temporada na Copa do Brasil. No primeiro jogo do confronto, o tricolor paulista finalizou mais de 25 vezes, mas o rubro-negro foi fatal nos contragolpes e arrancou vitória de 3 a 1 no Morumbi, com gols de João Gomes, Gabigol e Everton Cebolinha.
Com a classificação encaminhada no Maracanã, o Mengão precisou apenas do primeiro tempo para iniciar a festa da torcida com mais um gol espetacular de Giorgian De Arrascaeta, transformando a etapa complementar em mera formalidade.

