A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) colocou um ponto final em todas as dúvidas e concluiu, nesta segunda-feira (10), que as escuderias Red Bull Racing (RBR), Aston Martin e Williams desrespeitaram algumas normas referentes ao teto de gastos da temporada 2021 da Fórmula 1.
A Williams atrasou o envio de arquivos e foi multada. A Aston Martin também não respeitou o processo. O caso mais grave é da RBR.
De acordo com a FIA, a equipe do atual bicampeão da Fórmula 1, Max Vertsappen, violou o limite de US$ 145 milhões que cada escuderia do torneio poderia gastar.
No entanto, a infração foi considerada “menor”. Nem por isso a empresa taurina está livre de punições mais severas.
De acordo com o site Motorsport, a RBR pode até mesmo ser excluída de alguns eventos que fazem parte da Fórmula 1. Por outro lado, ela pode também ser apenas advertida.
Além disso, está arriscada de perder pontos nos campeonatos de pilotos ou construtores e ter uma quantidade limitada para testar os carros que desenvolve.
“A Administração do Limite de Custos da FIA está atualmente determinando o curso de ação apropriado a ser tomado de acordo com os Regulamentos Financeiros em relação à Aston Martin e Red Bull. Mais informações serão comunicadas”, confirmou a entidade.
A RBR lamentou a informação pouco depois do pronunciamento da FIA. “Observamos as descobertas da FIA de pequenas violações de gastos excessivos dos regulamentos financeiros com surpresa e decepção”, disse.
FIA completes review under the 2021 FIA Formula 1 Financial Regulations https://t.co/ShX1dIuttZ
— FIA (@fia) October 10, 2022
FIA vive dilema na Fórmula 1
A decisão ocorre após dúvidas repercutirem no paddock da categoria. O chefe da RBR, Christian Horner, reconheceu que houve divergência de interpretações das regras, mas disse confiar que o limite do teto de gastos tinha sido respeitado.
A FIA agora ganha mais atenção nos bastidores. Isso porque uma punição mais branda pode deixar outras equipes insatisfeitas e pressionarem para também terem o direito de investir acima do limite permitido.
Uma punição mais severa, por sua vez, pode ser vista como injusta, uma vez que as regras são novas e todo mundo está tentando entendê-la por completo.

