Home Futebol Jornal inglês critica domínio do Manchester City na Premier League: “Rotina desconfortável

Jornal inglês critica domínio do Manchester City na Premier League: “Rotina desconfortável

Manchester City segue encantando o futebol com as ótimas atuações nos últimos anos, mas controvérsias envolvendo o controle do clube ressurgem

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

O Manchester City conseguiu no último domingo (2) um amplo domínio diante do rival Manchester United em clássico disputado no Eithad Stadium, válido pela 8ª rodada da Premier League.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O placar final da goleada foi 6 a 3 para a equipe comandada pelo técnico Pep Guardiola, mas o que realmente impressionou foi a atuação dos Citzens no primeiro tempo. Com dois gols de Erling Haaland e Phil Foden, o City dominou amplamente o United e fechou a etapa inicial com placar de 4 a 0.

Tal domínio acabou “mandando para a casa” parte considerável de torcedores do Manchester United que estavam presentes no Eithad Stadium, além dos constantes elogios da imprensa especializada pela atuação do Manchester City.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Manchester City: criticado por artigo no The Guardian

Contudo, a goleada de 6 a 3 não empolgou muito o colunista Jonathan Wilson. Em artigo publicado no jornal The Guardian, o analista revela que sente um desconforto com o atual do Manchester City na Premier League.

PUBLICIDADE

O jornalista também ressalta sentir incômodo com situações semelhantes em ligas diferentes no futebol europeu, destacando o Bayern de Munique na Bundesliga, o PSG na Ligue 1, Barcelona e Real Madrid em La Liga e o domínio que a Juventus teve no Campeonato Italiano.

PUBLICIDADE

“Este é um mundo onde um clube domina na Alemanha (e o que é amplamente considerado como uma grande crise para o Bayern estar a dois pontos do topo da Bundesliga), um domina na França, dois dominam na Espanha (e um dos eles está flertando com o desastre financeiro) e dominou na Itália antes de tomar uma série sem precedentes de terríveis decisões de recrutamento. É um mundo de desigualdade grotesca.”

Além disso, é destacado que o Manchester City conquistou quatro dos últimos cinco títulos da Premier League. Na atual temporada, a equipe já marcou 20 gols em quatro jogos como mandante.

Por fim, o jornalista questiona se o futebol europeu deve seguir aceitando passivamente a influência de governos estrangeiros (como por exemplo, o controle da Arábia Saudita no PSG) nos clubes.

Better Collective