Home Futebol Organização pede à Fifa a exclusão do Irã da Copa do Mundo 2022; entenda

Organização pede à Fifa a exclusão do Irã da Copa do Mundo 2022; entenda

Irã está no grupo B da Copa do Catar e faz sua estreia diante da seleção da Inglaterra, no dia 21 de novembro; confira

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

O Open Stadiums, uma organização de direitos humanos formada por mulheres, pediu à Fifa a exclusão do Irã da Copa do Mundo deste ano, que será disputada no Catar entre os meses de novembro e dezembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo o grupo, o país asiático impede mulheres de assistirem aos jogos no estádio e, por conta disso, a entidade máxima do futebol deveria banir a seleção iraniana do Mundial.

Na carta aberta endereçada a Gianni Infantino, presidente da Fifa, o Open Stadiums diz que o Irã não deveria ser autorizado a competir enquanto as mulheres do país continuarem sendo barradas dos jogos por autoridades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vale destacar que, há algumas semanas, as mulheres iranianas foram autorizadas a assistir uma partida no estádio pela primeira vez desde 1979. Mesmo assim, foi um episódio considerado isolado.

“As mulheres iranianas não confiam nem nas autoridades da República Islâmica nem na Federação Iraniana de Futebol de que o estádio Azadi continuará aberto a elas após a conclusão da Copa do Mundo de 2022, em dezembro”, disse a organização.

PUBLICIDADE

“Por que a Fifa deveria dar ao Estado iraniano e seus representantes um palco global?”, continua o texto postado no Twitter.

PUBLICIDADE

“Este Estado não apenas se recusa a respeitar os direitos fundamentais e a dignidade humana. Ele tortura e mata seu próprio povo. Onde estão os princípios dos Estatutos da Fifa nesse sentido? Apelamos à Fifa para banir imediatamente o Irã da Copa do Mundo de 2022 no Catar”, finaliza a carta.

A Fifa ainda não se posicionou sobre o assunto.

A entidade já suspendeu a seleção do Irã uma vez na história. Em 1985, a Fifa proibiu o país de se classificar para a Copa do Mundo de 1986, no México, depois que a federação do país renunciou à qualificação para a Copa do Mundo de 1982, na Espanha, durante a Guerra do Golfo.

O motivo, naquela ocasião, foi que o Irã se recusou a fazer seus jogos como mandante em campo neutro.

PUBLICIDADE

O Irã está no grupo B da Copa do Mundo 2022 ao lado de Inglaterra, Estados Unidos e País de Gales. A estreia dos iranianos será no dia 21 de novembro, diante dos ingleses.

Motivação da organização

O Open Stadiums, movimento de mulheres iranianas que buscam acabar com a discriminação e permitir que elas possam comparecer aos estádios, também afirmou na carta que os membros do time que vão para o Catar foram proibidos de falar sobre os protestos que abalam o país.

Eles foram motivados, principalmente, após a morte da jovem Mahsa Amini. Ela foi espancada até a morte pela polícia da moralidade por usar roupas de forma inadequada.

PUBLICIDADE

A carta aponta que o local onde ela morreu é o mesmo para onde as torcedoras iranianas geralmente são levadas e torturadas se ousam tentar assistir a um jogo de futebol no país.

Better Collective