Antes de mais nada, Eduardo Barroca foi contratado para comandar o Bahia na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. Faltando seis rodadas, ele aceitou a missão de conduzir o Tricolor de Aço de volta à elite nacional.
Será que o treinador tem experiência suficiente para subir um clube de massa como o Bahia? O Torcedores.com relembra todos os trabalhos de Eduardo Barroca: demissões, acesso e rebaixamento. Confira o levantamento feito pela reportagem!
Botafogo
Jogos: 27
Vitórias: 10
Empates: 3
Derrotas: 14
Após passagem pelas divisões de base do Corinthians, Eduardo Barroca foi contratado para comandar o Botafogo na Série A do Campeonato Brasileiro de 2019. Contratado em abril, o treinador começou muito bem. Ganhou estabilidade após somar três vitórias em cinco jogos.
Posteriormente, o treinador passou a ter o trabalho questionado devido à falta de bons resultados. Sua primeira passagem foi encerrada após derrota para o Fluminense, a quarta consecutiva no Brasileirão.
Atlético-GO
Jogos: 9
Vitórias: 3
Empates: 5
Derrotas: 1
Logo após deixar o Botafogo, Eduardo Barroca acertou com o Atlético-GO. Ele chegou no meio da temporada com a missão de levar o time ao G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. E conseguiu! O Dragão terminou a competição em 4º lugar com 62 pontos.
Apesar disso, o treinador decidiu não renovar seu contrato com a equipe rubro-negra. Na época, alegou não ter condições de seguir em Goiânia devido a problemas familiares. Posteriormente, retornou ao Rio de Janeiro onde tem residência fixa.
Coritiba
Jogos: 23
Vitórias: 12
Empates: 3
Derrotas: 8
Após conseguir o acesso com o Atlético-GO, Eduardo Barroca chegou ao Coritiba após a diretoria não renovar com Jorginho no começo de 2020. Com ele no comando, o time fez péssimas campanhas na Copa do Brasil e no Campeonato Paranaense.
No entanto, ele acabou sendo demitido devido ao péssimo início da equipe Coxa Branca na Série A do Campeonato Brasileiro. Nesse meio tempo, foram seis derrotas seguidas na competição.
Vitória-BA
Jogos: 9
Vitória: 1
Empates: 5
Derrotas: 3
Eduardo Barroca teve breve passagem pelo Vitória-BA em 2020. Seu trabalho ficou marcado pelo aproveitamento de time rebaixado. Ele entregou o cargo para retornar ao Botafogo, onde iniciou a carreira como treinador.
Botafogo
Jogos: 12
Vitórias: 1
Empates: 1
Derrotas: 10
Após passar por Atlético-GO, Coritiba e Vitória-BA, Eduardo Barroca retornou ao Botafogo em 2021. Seu objetivo era livrar o time da queda para a Série B do Campeonato Brasileiro. Ficou marcado por ser o técnico do terceiro rebaixamento da história do clube.
Seu trabalho foi contestado devido à falta de padrão tático, time com futebol abaixo das expectativas, escalações confusas e aposta em atletas desgastados junto à torcida alvinegra. Ficou apenas quatro meses no comando técnico do Botafogo.
Atlético-GO
Jogos: 25
Vitórias: 7
Empates: 11
Derrotas: 7
Após duas temporadas, Eduardo Barroca voltou ao Atlético-GO. Sua missão era classificar o time para uma competição sul-americana. Porém, o time não deslanchou com ele no comando na Série A do Campeonato Brasileiro.
Após conquistar uma vitória em dez jogos, a diretoria rubro-negra decidiu demiti-lo a fim de tentar salvar o ano do Atlético-GO. O empate com o Cuiabá no Brasileirão foi fundamental para o fim do seu ciclo no clube.
Avaí
Jogos: 34
Vitórias: 8
Empates: 10
Derrotas: 16
A passagem de Eduardo Barroca pelo Avaí durou nove meses. Nesse meio tempo, o time foi eliminado precocemente na 2ª fase da Copa do Brasil pelo Ceilândia. Além disso, caiu diante do Brusque nas quartas de final do Campeonato Catarinense.
Apesar disso, o treinador seguiu prestigiado para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. Porém, o acumulo de maus resultados durante a competição foram decisivos para sua demissão do clube.

