O futebol da Coréia do Sul vive suas fases decisivas neste momento da temporada. A K-League 2, a segunda divisão local, já está com seus play-offs de acesso a começar nesta quarta-feira com a partida entre o Bucheon 1995 e o Gyeongnam FC, do brasileiro Tiago Orobó.
O atacante vem se destacando por sua equipe, tendo marcado 18 gols, sendo vice-artilheiro do certame e fazendo ela terminar a primeira fase da competição em quarto colocado, com 61 pontos ganhos. Um ano que o ex-jogador de Fortaleza, Londrina, Ponte Preta e outros times pode ter orgulho de comemorar, ainda mais se vier o tão sonhado acesso.
2022 K LEAGUE 2 TOPSCORERS #kleague
1. Yu Kang-hyun (19 goals)
2. Tiago Orobo (18 goals)
3. Willyan Barbosa (13 goals)
4. Reis (12 goals)
5. Felipe Cadenazzi, Masatoshi Ishida (10 goals)— Korea Football News (@KORFootballNews) October 17, 2022
“Tem sido uma temporada muito boa, são 18 gols marcado, uma boa marca para minha primeira temporada aqui. Tive que passar por um período de adaptação logo no começo, mas graças a Deus, pude me adaptar rapidamente e ajudar a equipe a chegar nessa condição de disputar o acesso. Agora, nesses últimos jogos, espero que nossa equipe faça grandes partidas e que a gente consiga esse acesso importante”, declarou Tiago Orobó.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJvQ2p0STFJRyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ=”]
A semifinal será em jogo único e na casa do Bucheon, que tem a vantagem do empate. Se o Gyeongnam FC vencer, fará a decisão deste play-off com o Anyang FC, que está classificado de forma direta. Mas, para subir mesmo para a K-League, quem vencer este play-off enfrentará o décimo colocado da primeira divisão (por enquanto, o tradicional Suwon Samsung Bluewings). Orobó explicou melhor o formato desta fase.
“Agora entramos num mata-mata. Nele, os times que jogam em casa têm o direito de jogar pelo empate. Vamos agora jogar fora de casa e só a vitória interessa para a gente. Nós sabemos que não será nada fácil, porque são adversários duros, mas vamos com tudo bem busca desse aceso. Temos que entrar focados e determinados em conseguir as vitórias e, consequentemente, a vaga na primeira divisão da próxima temporada”, relatou o brasileiro.
O Gwangju, campeão da K-League 2, subiu de forma direta para a primeira divisão. Já o vice, Daejon Hana Citizen, encara o 11º lugar da elite do futebol sul-coreano, hoje seria o Gimcheon Sangmu.

