Associação Uruguaia de Futebol inicia programa voltado a combater manipulação de resultados
Workshops da Sportradar visam educar jogadores e dirigentes uruguaios com foco em um problema que vem crescendo no futebol mundial
Divulgação
As apostas esportivas são uma realidade no mundo esportivo, com diversos sites inclusive patrocinando clubes e eventos em vários países. No futebol isso não é diferente. Mas essa questão levanta a preocupação em relação a possíveis manipulações de resultados.
Para combater essa questão, a Sportradar colocou em operação o Sistema Universal de Detecção de Fraudes (UFDS – Universal Fraud Detection System). Ele já está em operação nos Campeonatos da Primeira e Segunda Divisão Profissional da Associação Uruguaia de Futebol (AUF). Essa ação aconteceu após acordo da empresa com a Fifa e Conmebol em 2017.
E nesta semana teve um início um programa de integridade, com conteúdo educacional exclusivo e personalizado no futebol uruguaio. Jogadores e dirigentes terão acesso a um aprendizado interativo. O foco será trazer situações reais, destacando riscos e circunstâncias que podem ocorrer pela manipulação de resultados.
Workshops serão ministrados, com a Sportradar apresentando informações com na longa experiência da empresa na área de monitoração, detecção e investigação em relação a manipulação de partidas em todo o mundo.
Ação da Sportradar no futebol uruguaio
Essa iniciativa contempla seis workshops com equipes profissionais nacionais do Uruguai, nas categorias sub-17, sub-20 e principais, tanto masculinas como femininas.
A primeira sessão foi realizada no Complexo Celeste a AUF, com a equipe sub-20. Já as demais ações irão acontecer de acordo com as próximas datas do calendário de competições da Celeste.
Além disso, desde 2021, um acordo entre a empresa e a entidade uruguaia contemplam uma monitoria na Terceira e Quarta divisões.
Preocupação com a manipulação de resultados
Essa questão segue sendo uma ameaça que impacta o mundo esportivo. Conforme divulgado pela Sportradar, o sistema está perto de alcançar 100 partidas suspeitas no ano de 2022, um número recorde.
Andreas Krannich, Diretor de Serviços de Integridade da empresa, falou sobre essa parceria com a Associação Uruguaia de Futebol.
“A Sportradar Integrity Services oferece workshops educacionais para clubes e ligas parceiros todos os anos em todo o mundo. Estamos honrados que a AUF tenha nos escolhido para esta iniciativa vital e esperamos trabalhar juntos na luta contra a manipulação de resultados e para proteger o futebol uruguaio”.

