Apesar de não contar com nenhum favorito direto para o título da Copa do Mundo, o Grupo H chama muito a atenção por conta dos bons nomes que possui. Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes, Luis Suarez, Darwin Nuñez, Edinson Cavani e Heung-min Son são apenas alguns exemplos das estrelas que entrarão em campo.
Os grandes favoritos para avançar às oitavas são Portugal e Uruguai, mas Gana e Coreia do Sul já mostraram ao mundo o que podem fazer. Em 2010, os africanos quase eliminaram os uruguaios em uma das partidas mais épicas das Copas do Mundo e em 2018, os coreanos foram os responsáveis pela eliminação da então decepcionante Alemanha.
Portugal:
Ranking da FIFA: 9
Participações em Copas: 7
Melhor participação: terceiro lugar (1966)
Valor do elenco (Euros): 937 Mi
Técnico: Fernando Santos (desde 2014)
Apesar de contar com bons nomes, falta estabilidade ao time de Portugal. Nas eliminatórias, o time ficou na segunda colocação, atrás da Sérvia, e precisou ir para a repescagem para garantir a vaga ao passar por Turquia e Macedônia do Norte. Em Copas do Mundo, o time não avança das oitavas desde 2006 e foi inclusive eliminado na fase de grupos na Copa de 2014. Seu título de maior expressão, o da Euro 2016, foi conquistado como um feito incrível em uma campanha questionável e eles não se classificaram para a fase final da atual temporada da UEFA Nations League.
De forma incontestável, o principal destaque dos portugueses é Cristiano Ronaldo. Com 37 anos, ele vai para a sua última Copa com o desejo de levantar a taça para solidificar ainda mais seu status de melhor jogador da história de Portugal. Outros bons nomes para se ficar de olho são o de João Felix e Rafael Leão, jovens jogadores que devem liderar a nova geração portuguesa nos próximos torneios.
Estatísticas – Portugal contra…
Gana: um jogo (1V, 0E, 0D), dois gols marcados e um sofrido
Uruguai: três jogos (1V, 1E, 1D), cinco gols marcados e três sofridos
Coreia do Sul: um jogo (0V, 0E, 1D), nenhum gol e um sofrido
Gana
Ranking da FIFA: 61
Participações em Copas: 3
Melhor participação: quartas de final (2010)
Valor do elenco (Euros): 204,25 mi
Técnico: Otto Addo (desde 2022)
Apesar de ser uma das seleções mais fracas da competição, Gana tem a seu favor um histórico de bons desempenhos em Copas do Mundo. Em sua primeira participação, em 2006, eles fizeram boa campanha e avançaram para as oitavas, onde foram eliminados pelo Brasil. Em 2010, jogaram uma Copa épica e não avançaram às semifinais por muito pouco e em 2014, na sua última participação, caíram em um difícil grupo com Alemanha, Portugal e EUA e acabaram eliminados na primeira fase.
Para tentar surpreender o mundo novamente, a seleção de Gana conta com Iñaki Williams, de 28 anos. Apesar de ser nascido no país Basco, Williams é filho de ganeses e optou pela nacionalidade africana para defender a sua seleção. Apesar de ter feito apenas duas partidas pelas Estrelas Negras até agora, Williams tem muito potencial, velocidade e agilidade e pode complicar muito seus oponentes.
Estatísticas – Gana contra…
Portugal: um jogo (0V, 0E, 1D), nenhum gol marcado e um sofrido
Uruguai: um jogo (0V, 1E, 0D), um gol marcado e um gol sofrido
Coreia do Sul: seis jogos (3V, 0E, 3D), onze gols marcados e oito gols sofridos
Uruguai
Ranking da FIFA: 14
Participações em Copas: 13
Melhor participação: campeão (1930, 1950)
Valor do elenco (Euros): 451,05 Mi
Técnico: Diego Alonso (desde 2021)
Depois de ter ficado de fora da Copa de 2006, o Uruguai voltou a aparecer no torneio de forma frequente e sempre com boas atuações. Em 2010 a celeste apresentou Diego Forlán ao mundo e quase conseguiu uma terceira colocação. Em 2014 o time se classificou no grupo da morte juntamente com a Costa Rica, mas acabou eliminado nas oitavas pela também surpreendente Colômbia e em 2018 caíram nas quartas de final para a futuramente campeã França.
Nesta edição, o time vem com bons nomes e com potencial para avançar bastante na competição. Com os veteranos Edinson Cavani e Luís Suarez vindo para a sua última Copa do Mundo e com a habilidade de Darwin Nuñez, a celeste pode surpreender e até mesmo avançar na primeira colocação do grupo.
Estatísticas – Uruguai contra…
Portugal: três jogos (1V, 1E, 1D), três gols marcados e cinco sofridos
Gana: um jogo (0V, 1E, 0D), um gol marcado e um gol sofrido
Coreia do Sul: oito jogos (6V, 1E, 1D), treze gols marcados e seis sofridos
Coreia do Sul
Ranking da FIFA: 28
Participações em Copas: 10
Melhor participação: quarto lugar (2002)
Valor do elenco (Euros): 163,93 Mi
Técnico: Paulo Bento (desde 2018)
Desde 1986, quando jogou a sua segunda Copa do Mundo, a Coreia do Sul vem se classificando para todas as edições do torneio, mas raramente consegue passar da primeira fase. Em 2002 os Diabos Vermelhos conseguiram o maior feito de sua história ao chegarem à semifinal, mas acabaram perdendo para a Alemanha e, posteriormente, foram derrotados pela Turquia na disputa pelo terceiro lugar. Desde então, o time só passou da fase de grupos em 2010, sendo eliminada precocemente nas demais edições (86, 90, 94, 98, 06, 14 e 18).
O grande destaque dos coreanos é Heung-min Son, ponta de 30 anos que atua no Tottenham. Ele atua pela seleção desde as categorias sub-15 e já atuou em 106 partidas pelo time principal. Com 35 gols, 17 assistências e atuações decisivas, Son já é considerado o maior jogador da história da Coreia do Sul.
Estatísticas – Coreia do Sul contra…
Portugal: um (1V, 0E, 0D), um gol marcado e nenhum sofrido
Gana: seis jogos (3V, 0E, 3D), oito gols marcados e 11 gols sofridos
Uruguai: oito jogos (1V, 1E, 6D), seis gols marcados e 13 gols sofridos
Data e horário dos jogos:
24/11 – 10h: Uruguai x Coreia do Sul – Education City
24/11 – 13h: Portugal x Gana – Estádio 974
28/11 – 10h: Coreia do Sul x Gana – Education City
28/11 – 16h: Portugal x Uruguai – Lusail
02/12 – 12h: Coreia do Sul x Portugal – Education City
02/12 – 12h: Gana x Uruguai – Al Janoub

