Copa do Mundo 2022: o que há de diferente entre o jogo de hoje e o Brasil e Suíça de 2018?
Após quatro anos, a seleção brasileira enfrenta novamente os suíços na Copa do Catar, mas com algumas diferenças
Brasil x Suíça, na estreia da Copa do Mundo 2018. (Foto de: Lucas Figueiredo/CBF)
Nesta segunda-feira (28), o Brasil duela contra a Suíça, às 13 horas (de Brasília), pela segunda rodada da Copa do Mundo 2022. O confronto será uma reedição da última Copa do Mundo, quando brasileiros e suíços jogaram na estreia da competição, porém as equipes estão com diversos jogadores diferentes.
Em 2018, Brasil e Suíça se enfrentaram na estreia da Copa da Rússia, terminando o jogo em um empate por 1 a 1. Na partida em questão, a seleção brasileira abriu o placar com Philippe Coutinho, aos 20 minutos do primeiro tempo. Os suíços empataram na segunda etapa, com gol de Zuber, em cobrança de escanteio aos 5 minutos.
Na atual edição da Copa do Mundo, a Seleção Canarinho não conta com Miranda, Marcelo, Paulinho, Philippe Coutinho e Willian, titulares da partida, além de Fernandinho, Renato Augusto e Firmino, reservas que entraram no decorrer da partida. Neymar e Danilo estiveram na partida, mas não vão jogar hoje por lesão.
Do lado suíço, onze jogadores que jogaram na Rússia fazem parte dos convocados para o Catar. Yann Sommer, Akanji, Schar, Ricardo Rodríguez, Xhaka, Shaqiri e Severovic, começaram jogando. Zakaria e Embolo saíram do banco, enquanto Freuler e Elvedi não foram utilizados. Outra diferença é o técnico, que na Copa de 2018 era Vladimir Petkovic, mas agora o comando está com Murat Yakin.
Além de jogadores e técnico, Brasil e Suíça pela Copa do Mundo 2022 tem diferença na importância do jogo
Outra diferença está na importância da partida. Se em 2018 o jogo era a estreia, na Copa do Mundo 2022 a partida é válida pela segunda rodada da fase de grupos. No momento, o Brasil lidera o grupo G, com três pontos e saldo de +2, enquanto a Suíça está logo atrás, com os mesmos três pontos, mas saldo de +1.
A partir das 13 horas (de Brasília), nesta segunda, o Brasil encara a Suíça, em jogo que vale a liderança do grupo G e pode confirmar uma das duas seleções na próxima fase da Copa do Catar. A seleção vencedora irá acumular seis pontos e não poderá mais ser alcançada pelas outras duas, Sérvia e Camarões, ambas com um ponto. Em caso de empate, a definição ficará para a última rodada.

