Home Futebol Copa do Mundo 2022: 4 seleções que podem surpreender

Copa do Mundo 2022: 4 seleções que podem surpreender

Principal torneio de futebol do planeta inicia no dia 20 de novembro

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

Primeiramente, restado seis dias para Copa do Mundo 2022, as atenções do mundo todo estão direcionadas para o Catar. Com a pausa na maioria das ligas de futebol, os jogadores começam a desembarcar no Oriente Médio.

PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo, um torneio com tanta expectativa automaticamente gera decepções para alguns torcedores e também surpresas. Em 2010, a seleção de Gana fez uma campanha heroica chegando as quartas de final da competição. Posteriormente, a Costa Rica chocou o mundo do futebol após passar em primeiro no grupo da morte com Uruguai, Itália e Inglaterra. Portanto, o Torcedores.com lista quatro possíveis candidatas a surpresa na Copa.

Senegal

De longe a melhor seleção africana no papel. Atual campeã da CAN (Copa Africana de Nações), Senegal conta com nomes de elite, tais como Koulibaly e Edouard Mendy. No entanto, vale a observação para estrela máxima de Senegal, Sadio Mané. O atacante do Bayern de Munique, sofre com uma lesão na perna direita e sua expectativa de retorno é apenas para o terceiro jogo, contra o Equador.

PUBLICIDADE

Logo, em um grupo que também conta com Holanda e Catar, os leões sabem que a grande disputa para segunda vaga é contra os equatorianos. Além disso, a equipe de Aliou Cissé se destaca com uma defesa sólida. Avançando, poderia enfrentar uma Inglaterra que costuma sofrer quando é favorita.

Dinamarca

Uma das melhores seleções na última Eurocopa, a Dinamarca é capaz de enfrentar potências no mais alto nível. Por analogia, na Euro, chegou até a semifinal sendo derrotado contra a Inglaterra, em uma partida que contou com prorrogação.

Defensivamente, a equipe possui uma “fortaleza” com três zagueiros liderados por Kjaer, e Schmeichel de guarda-redes. Na ala-direita destaque para Maehle, da Atalanta, somado ao jovem Damsgaard. Por fim, a bola parada é sempre uma arma dinamarquesa com o craque Christian Eriksen.

Suíça

Adversária do Brasil na Copa do Mundo, a Suíça vem colecionando “surpresas” no seu ciclo. Primeiramente, os suíços surpreenderam eliminando a atual campeã do Mundo, França, na Eurocopa. Em seguida, a equipe “empurrou” os italianos para uma repescagem, avançando em primeiro lugar nas Eliminatórias. Na Nations League, não foi diferente disputando ponto a ponto com Espanha e Portugal.

PUBLICIDADE

O segredo está na longevidade, são muitos nomes com experiência nas principais competições. Além de de Shaqiri e Xhaka, a equipe de Murat Yakin conta com um dos melhores goleiros do mundo, Yan Sommer, responsável pelo recorde de defesas na Bundesliga em um jogo contra a máquina ofensiva do Bayern de Munique. Vale observar os atacantes Okafor e Embolo.

Croácia

Da lista, a Croácia seria a “menor surpresa”, afinal é o país vice-campeão do mundo. Entretanto, algumas estrelas croatas caíram de produção, enquanto outras potências adicionaram novos craques em seus planteis.

Ainda assim, a seleção europeia tem totais condições de avançar em um grupo bem interessante com Canadá, Marrocos e Bélgica. Em contrapartida, independente do primeiro e segundo lugar, um provável adversário seria Alemanha ou Espanha, teste de fogo para Modric, Kovacic e companhia.