Copa do Mundo 2022: algoritmo crava final entre campeãs históricas
Brasil debuta no Mundial do Catar nesta quinta-feira (24), diante da Sérvia, e tenta espantar a “zebra” no torneio
Clive-Mason-Getty-Images
Vivenciando sua primeira semana de disputa, a Copa do Mundo já trouxe várias emoções e surpresas para os torcedores. Logo mais às 16h (de Brasília) será a vez da seleção brasileira fazer a sua estreia. E se depender as previsões de inteligência artificial, o escrete canarinho tem tudo para estar na finalíssima do próximo 18 de dezembro, justamente no mesmo palco da estreia.
Famosa varejista nacional, a Magazine Luiza, desenvolveu um estudo levantando dados e históricos e compilando milhares de combinações e constatou que o Brasil fará a grande finalíssima no Catar contra a França, reeditando assim a decisão da Copa do Mundo de 1998, vencida pelos europeus. Mas os cientistas de dados da empresa, que analisaram 10 mil cenários diferentes, projetam uma situação distinta para 2022, com o escrete canarinho faturando o título.
Nas projeções feitas, o Brasil tem 19% de chances de sair vencedor da Copa do Mundo, enquanto os Le Bleus aparecem com 16%. As estatísticas levantadas pela varejista se aproxima bastante das previsões realizadas por uma equipe internacional de pesquisadores das Universidades de Innsbruck (Áustria), Ghent (Bélgica), Luxemburgo (Luxemburgo) e das Universidades Técnicas de Dortmund e Munique (ambas na Alemanha).
Segundo estes dois grupos, o time comandado por Tite aparece como o maior favorito na 22ª edição das Copas, figurando com 15% de chances, seguido de França, Alemanha, Holanda e Argentina.
Na Índia já é clima de Seleção Brasileira 🇧🇷 pic.twitter.com/DTBlpeZYXO
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) November 24, 2022
Além da Sérvia na estreia, o Brasil ainda terá pela frente na fase de grupos, a Suíça e Camarões, escretes que se enfrentaram nesta manhã, com triunfo dos europeus. Carimbando todo o favorito no Grupo G e avançando de fase em primeiro, a seleção brasileira terá pela frente o segundo colocado do Grupo H, que conta com Coreia do Sul, Uruguai, Gana e Portugal.

