Seleção da Suíça, rival do Brasil, foi responsável por tirar a Itália da Copa do Mundo 2022; relembre
Seleção suíça fez excelente campanha e acabou ficando em primeiro lugar de seu grupo e garantindo a vaga para o Mundial
Claudio Villa/Getty Images
As últimas edições da Copa do Mundo têm sido marcadas por acontecimentos “estranhos”. Grandes seleções mundiais como Itália (em 2018 e 2022) e Holanda (2018), ficaram de fora da competição, enquanto seleções mais fracas como Sérvia, Islândia (2018) e Suécia (2018) conseguiram se classificar.
Talvez o maior absurdo dessa edição da Copa do Mundo seja justamente a ausência da Itália na competição. Mérito não falta, os italianos são os atuais campeões da Eurocopa e terminaram as eliminatórias para a Copa invictos, mesmo ficando em segundo de seu grupo. Porém, na fase mata-mata, acabaram tropeçando e sendo derrotados pela Macedônia do Norte.
Apesar de toda a injustiça e até mesmo incoerência no regulamento da Fifa, que deve mudar para 2026, quando a Copa do Mundo passará a ter 48 times, uma seleção em especial foi a responsável por “roubar” o primeiro lugar da Itália nas eliminatórias para o Mundial: a Suíça.
Como foi a disputa entre Suíça e Itália na fase de grupos das eliminatórias para a Copa do Mundo?
Os suíços fizeram uma excelente campanha nas eliminatórias europeias para o Mundiale acabaram terminando em primeiro lugar da chave, que ainda tinha Itália, Lituânia, Bulgária e Irlanda do Norte. Confira como ficou a classificação da grupo depois de todas as dez rodadas terem sido disputadas:
- Suíça: 18 pontos;
- Itália: 16 pontos;
- Irlanda do Norte: 9 pontos;
- Bulgária: 8 pontos;
- Lituânia: 3 pontos.
No enfrentamento direto entre os dois, ocorreram dois empates, um em 0 a 0 e outro em 1 a 1. A diferença de dois pontos foi o suficiente para mandar os italianos para a repescagem da Copa do Mundo.
Na repescagem das eliminatórias europeis para o Mundial, logo na semifinal, os italianos acabaram enfrentando a Macedônia no Norte, que havia ficado em segunda no grupo H, que teve como líder a Alemanha. A derrota por 1 a 0 para a surpreendente adversária chocou o mundo do futebol, ainda mais que a Itália vinha sendo a melhor seleção do continente europeu.

