Home Futebol Enner Valencia: conheça mais sobre o autor dos primeiros gols da Copa do Mundo 2022

Enner Valencia: conheça mais sobre o autor dos primeiros gols da Copa do Mundo 2022

Atacante do Equador foi o primeiro a balançar as redes no Mundial do Catar, na partida contra o país-sede neste domingo (20)

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A partida de abertura da Copa do Mundo 2022 já tem seu primeiro grande destaque. Na partida entre Catar e Equador, Enner Valencia marcou o primeiro gol da competição e também o segundo gol do torneio na partida realizada neste domingo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O atacante equatoriano do Fenerbahçe é um dos principais atacantes de sua seleção e um dos mais experientes do elenco de Gustavo Alfaro na disputa do Mundial deste ano. E com uma história bastante interessante a ser contada para os que desejam saber mais sobre um dos primeiros nomes a mostrar serviço no torneio.

PUBLICIDADE

Ajudado por Sampaoli

PUBLICIDADE

De família pobre e sofrendo com a falta de recursos, o jogador surgiu num clube chamado Caribe Junior, Valencia chegou à base do Emelec em 2008, se profissionalizando dois anos depois. Os primeiros momentos do atacante pela equipe de Guayaquil foram de poucas chances, mas isso mudaria com Jorge Sampaoli.

Assim que o argentino chegou, passou a ganhar mais espaço e mostrar seu faro de gol, se tornando um dos principais jogadores de ‘Los Eléctricos’. O auge de Enner foi 2013, quando conseguiu ser campeão equatoriano (depois de alguns vices) e foi artilheiro da Copa Sul-Americana, com cinco gols. E já ganhando algumas chances de atuar na seleção de seu país, como partidas das Eliminatórias para a Copa de 2014.

Do México à Premier League

No final de 2013, Enner Valencia deixou o Emelec e foi para o Pachuca, onde teve uma passagem rápida. Em 2014, se transferiu para a Premier League, onde atuaria no West Ham (sendo comprado por 12 milhões de libras). Nos Hammers, viveria uma boa primeira temporada, mas depois começaria a perder espaço, muito por conta de lesões.

PUBLICIDADE

Naquele ano, jogou a Copa do Mundo de 2014, marcando três vezes (uma contra a Suíça e mais dois gols contra Honduras) pelo Equador. Valencia ficou três temporadas no West Ham, sendo emprestado para o Everton na temporada 2016/17 e, no ano seguinte, negociado com o Tigres.

Sucesso no México e na Turquia

No Tigres, Valencia se reencontrou com o sucesso e com o gol. Foram 15 gols em sua primeira temporada na equipe, conquistando por ela ao longo das três em que defendeu o time dois títulos mexicanos (Apertura-2017 e Clausura-2019) e a Campeones Cup, esta em 2018. Logo voltaria a despertar o interesse da Europa, se transferindo para o Fenerbahçe em 2020.

Pelos turcos, são até o momento três temporadas em que é um dos principais jogadores do time hoje treinado por Jorge Jesus. Na atual temporada, marcou 13 vezes em 12 partidas feitas pelo Fener, uma boa performance que o levou a mais uma Copa.

PUBLICIDADE

Maior artilheiro do Equador

O primeiro gol de Enner Valencia pela seleção equatoriana se deu num amistoso contra Honduras, em novembro de 2013. De lá para cá, são 37 gols marcados pelo atacante em jogos pela ‘Tr’, sendo o maior artilheiro da história da seleção local.

Com os dois gols marcados contra o Catar, Valencia chegou a cinco gols e também chegou a um feito importante neste domingo: o de maior artilheiro da história do Equador em Copas do Mundo até o presente momento.

O homem que se ‘lesionou’ para não ir para a cadeia

PUBLICIDADE

Não apenas de feitos dentro de campo é a feita a história do atacante. Um fato bastante inusitado em sua carreira aconteceu em 2016, durante uma partida da seleção equatoriana nas Eliminatórias da Copa de 2018, contra o Chile, no qual teve que recorrer a métodos bastante diferentes para não ir para a cadeia.

À época, o atacante teve um mandado de prisão emitido contra si pela acusação de não pagar pensão alimentícia à filha. Por não conseguir falar com o jogador nos treinos, a entrega do mandado e possível prisão estava para acontecer no local da partida. Mas Valencia decidiu que escaparia da prisão de modo bizarro: durante a partida, caiu no gramado e fingiu ter sofrido lesão para sair de ambulância do estádio, esta perseguida pela polícia. Mas, na chegada ao hospital, o mandado de prisão fora revogado e o jogador conseguiu evitar ir para a cadeia.

Better Collective