Atualmente em 4ª colocação no Campeonato dos Construtores, a equipe ainda não teve os resultados almejados. Porém, para o CEO da Renault, Luca de Meo o plano é que Alpine esteja na disputa pelo título na Fórmula 1 para o ano de 2023, confira mais sobre as declarações.
Planos para Alpine em 2026
Em entrevista ao jornal espanhol Marca, Luca De Meo se mostrou ambicioso sobre a equipe, com planos de que se torne mais competitivo e consiga chegar no topo da classificação durante os próximos três anos. Embora consistente durante a temporada, ainda não pontuou o suficiente para ameaçar os times mais fortes.
De Meo reconhece as dificuldades da equipe, principalmente no início quando foi nomeada de Renault para Alpine em 2020, sobre o assunto disse: “há dois anos, a equipe não era considerada um ativo para a empresa, mas um custo. Muita coisa mudou nesse período. Nosso departamento de corridas é muito ambicioso e nossa equipe tem o valor de uma equipe de ponta. Esperamos ser candidatos ao título em 2026”.
Talvez a data escolhida pelo dirigente seja em virtude do novo regulamento do motor, que entrará em vigor no final deste ano. Portanto, Alpine deve investir em um novo motor Renault para tirar os seus planos do papel.
Situação atual da equipe
Fernando Alonso e Estaban Ocon costumam terminar entre os dez primeiros, pelo menos no momento das corridas. Porém, esse também é o grande problema da Alpine, a confiabilidade no carro e uma boa execução dos treinos livres e corridas classificatórias. Durante a temporada de 2022, Alonso já fez suas reclamações no rádio, e abandonou alguns circuitos após problemas no motor. Ocon também já relatou anteriormente problemas com o veículo.
Atualmente, a maior rival na disputa do Campeonato dos Construtores é McLaren. Entretanto, a consistência tem registrado resultados consistentemente, mas ainda há muito trabalho a ser feito para conseguir alcançar um patamar mais competitivo.

