O Flamengo levantou no último sábado (29) a taça de Campeão da Libertadores, realizando uma campanha invicta. O tricampeonato do torneio continental apenas perdeu para a trajetória de 69 do Estudiantes da Argentina, confira números dobre ambos times.
Flamengo Campeão da Libertadores invicto
O Fla chegou se consagrou campeão da Libertadores após uma campanha com 12 vitórias e um empate. Desta forma, tendo um aproveitamento de 94,9%, uma marca incrivelmente impressionante dentro da competição continental. Em comparação com o campeonato de 2019, o rubro-negro teve uma vitória com 61,5% de aproveitamento, onde perdeu três partidas, empatou três e venceu sete.
Campanha de Estudiantes em 69 e outros times
Desde o surgimento da competição continental, apenas um time conseguiu um desempenho melhor do que o elenco do Flamengo em 2022. Este time é o Estudiantes da Argentina em 1969, naquela época o time argentino realizou apenas quatro jogos, pois o regulamento garantia uma vaga na semi-final para o campeão vigente.
Desta forma, o clube argentino teve que superar apenas o Universidad Católica de Chile e o Nacional de Uruguai. Ambas equipes já tinham passado por todas as fases anteriores do campeonato, garantindo o 100% de aproveitamento na competição. No entanto, em uma competição que contava com moldes completamente diferentes aos atuais.
Na terceira colocação de aproveitamento na Libertadores se encontra o Cruzeiro em 1976. O time mineiro conseguiu se tornar campeão com 88,5% de aproveitamento, com 10 vitórias, 1 derrota e 1 empate. Por outro lado, na história recente da competição o Palmeiras levou o campeonato em 2020 com 82% de aproveitamento. Já na campanha de 2021, o Verdão se consagrou campeão com uma performance de 77% de vitórias.

