Em nota emitida após procura do portal “Na Telinha”, a Globo se posicionou nesta quarta-feira (30) sobre as críticas disparadas contra o narrador Galvão Bueno durante a vitória do Brasil contra a Suíça. Muitos internautas e telespectadores interpretaram que o jornalista agiu com machismo ao ignorar a comentarista Ana Thaís Matos logo após análises, e o assunto se tornou viral nas redes sociais.
A emissora, por sua vez, saiu em defesa de Galvão Bueno e, em nota, destacou que “nas transmissões, há equilíbrio na inserção do trio de comentaristas que analisam os jogos do Brasil”.
“O clima entre a equipe é ótimo, de muita cumplicidade. Desde o anúncio de que Ana Thaís iria comentar as partidas do Brasil, Galvão Bueno valorizou em algumas oportunidades a importância de se ter uma mulher nas transmissões. Esse tipo de especulação só contribui para minimizar a ocupação deste espaço, que antes era reservado unicamente aos homens”, enfatizou a Globo.
Apesar das manifestações dos torcedores nas redes sociais, Ana Thaís Matos não comentou nada diretamente sobre o assunto, e mostrou que a relação com Galvão tem sido boa no Catar. A jornalista, inclusive, foi convidada a participar de um jantar promovido pelo narrador para comemorar os seus 22 anos de casamento com a empresária Desirée Soares.
O fato é que o assunto de acusação sobre Galvão “ignorar” a comentarista que se tornou a primeira mulher a comentar uma Copa do Mundo na TV aberta, resultou em uma grande repercussão. Somente a publicação do jornalista Paulo Floro no Twitter conta com quase 80 mil curtidas e 7 mil compartilhamentos.
“Impossível não perceber que Galvão Bueno ignora praticamente todas as as análises (ótimas, aliás) de Ana Thaís. Ela comenta e ele não diz nem um ‘a'”, escreveu ele.
Impossível não perceber que Galvão Bueno ignora praticamente todas as análises (ótimas, aliás) de Ana Thaís. Ela comenta e ele não diz nem um “a”.
— Paulo Floro (@paulofloro) November 28, 2022

