Revelado pelo Palmeiras e com passagem pelo Atlético-MG, o lateral Maílton, que pertence ao Metalist, da Ucrânia, deve seguir no futebol brasileiro em meio à guerra do país de sua equipe com a Rússia. Isso porque, segundo o jornal A Tarde, o Vitória, que voltou à Série B, negocia com o atleta para 2023, após ele ter deixado a Chapecoense, onde atuou por empréstimo na segunda divisão em 2022.
Segundo a publicação, Maílton é um desejo antigo do Vitória e pode chegar ao clube com mais facilidade, já que a tendência é que a Fifa estenda a facilitação para jogadores de times russos e ucranianos seguirem com a suspensão de seus contratos. É a realidade de vários jogadores que estão no futebol brasileiro.
Além de Maílton, o Vitória estaria negociando também a contratação do centroavante Léo Gamalho, que não renovou com o Coritiba após o fim da temporda e está livre no mercado para o ano que vem.
Maílton foi revelado pelo Palmeiras e passou pelo Atlético-MG
O lateral de 24 anos foi revelado pelo Palmeiras, onde passou por todas as categorias de base e chegou ao time profissional, mas não recebeu chances. Saiu para o Santa Cruz, por empréstimo, em 2018, mas não seguiu no time pernambucano. Assinou com o Mirassol em definitivo em 2019 e disputou o Paulistão, mas fez oito jogos e saiu para o Operário, onde se destacou na Série B e chamou a atenção do Atlético-MG. No Galo, em 2020, disputou 11 jogos e marcou um gol, mas passou a ser emprestado. Saiu para o Coritiba e depois para o Metalist Kharkiv, onde assinou em definitivo em 2021. Porém, pouco tempo depois, a guerra começou e ele voltou ao Brasil para defender a Chapecoense.

