Neymar sofreu uma entorse no tornozelo direito durante a estreia da seleção brasileira contra a Sérvia na Copa do Mundo 2022, nesta quinta-feira (24), no Catar. Já é certo que o camisa 10 irá ficar fora dos outros dois jogos da fase de grupos, contra Suíça e Camarões, respectivamente nos dias 28 de novembro e 2 de dezembro. Neste cenário, o camisa 10 corre riscos de perder o restante da competição?
Antes de tudo, é cedo para confirmar qualquer coisa, tudo depende do trabalho diário do jogador. O que é possível cravar é que Neymar não ficará 100% recuperado caso retorne, algo que é comum no esporte de alto nível – o sacrifício tem que ser feito em alguns momentos.
Nágela Freitas, especializada em Ortopedia e trauma, que costuma detalhar lesões de jogadores nas redes sociais, explicou sobre a situação de Neymar. A Lesão Ligamentar Lateral de tornozelo direito e pequeno tem três graus possíveis: 1- estiramento Ligamentar leve; 2- ruptura parcial Ligamentar; 3- Ruptura total. Vale destacar que Rodrigo Lasmar, médico da seleçao brasileira, não deixou claro em qual quadro o camisa 10 se encontra.
O Grau 1 leva cerca de 1-2 semanas de recuperação, enquanto o 2 varia de 2-4 semanas. Por fim, o 3 são seis semanas de molho. Porém, o tempo de retorno tem variações e depende da avaliação de cada paciente. É necessário fazer uma avaliação diária. No caso de Neymar, o enfoque de recuperação será feito de forma intensa, o que pode acelerar o processo.
“Então tudo que for afirmado por qualquer um é precipitado, mas pela forma como foi colocado podemos levar em consideração que não foi uma grau 3 que o tiraria da Copa do Mundo. E dentro do Grau 2 há muitas variações”, explica Nágela Freitas, que ainda diz:
“Mas mais uma vez o tratamento e retorno pode variar muito, ainda mais se tratando de Copa do Mundo onde o enfoque para recuperação será intenso”, afirma ela.
O outro problema é a presença do edema ósseo, que é o inchaço na área interna dos ossos. Como resultado, há danos no tecido medular dentro do osso, algo que causa muitas dores.
Nágela esclarece que as primeiras 72 horas são importantes para o processo de evolução do tratamento. Esse é o momento em que será avaliado como o atelta responde à lesão; confira detalhes da explicação sobre a situação de Neymar:
Rodrigo Lasmar, médico da seleção brasileira, fala sobre Neymar e Danilo
“Os exames mostraram uma lesão ligamentar lateral no tornozelo direito do Neymar, junto com um pequeno edema ósseo. E uma lesão ligamentar medial no tornozelo esquerdo do Danilo”, começou dizendo o médico da seleção brasileira.
“Os jogadores Neymar e Danilo iniciaram tratamento imediatamente após o nosso jogo. Hoje pela manhã eles foram reavaliados, conforme já tínhamos adiantado na entrevista de ontem. Através da avaliação clínica de hoje achamos importante fazer exame de imagem, uma ressonância magnética para termos mais dados sobre a evolução dos dois jogadores”, afirmou ele.
“Os exames mostraram uma lesão ligamentar lateral no tornozelo direito do Neymar, junto com um pequeno edema ósseo. E uma lesão ligamentar medial no tornozelo esquerdo do Danilo. Já podemos adiantar que não teremos os dois jogadores para o próximo jogo, mas eles permanecem em tratamento com nosso objetivo de tentar recuperar a tempo para essa competição”, comentou.

