O São Paulo até que lutou na última rodada do Brasileirão Série A. No entanto, não conseguiu a classificação para a Libertadores de 2023, mesmo com a vitória por 4 a 0 sobre o Goiás, ontem (13), no estádio Serrinha.
Caso vencesse algum dos jogos contra o Fluminense ou Internacional, a história seria diferente, uma vez que o Tricolor encerraria a competição com 57 pontos, dois a mais que o Fortaleza (oitavo colocado e último time classificado para a Pré-Libertadores do ano que vem).
Em relação à campanha do São Paulo no Campeonato Brasileiro, o Tricolor terminou na nona posição, com 54 pontos em 38 partidas disputadas.
De todos esses jogos, o Tricolor venceu 13, empatou 15 e perdeu 10. Já sobre os gols, a equipe de Rogério Ceni anotou 55 e sofreu 42. Saldo de 13 gols.
O São Paulo jogou 19 partidas em casa no Brasileirão Série A. Dos jogos no Morumbi, o time venceu oito, empatou seis e perdeu cinco. Fora de casa, ganhou cinco, empatou nove e foi derrotado em cinco ocasiões.
No que diz respeito aos jogadores, Calleri terminou a competição como artilheiro da equipe, com 18 gols, seguido por Luciano (11) e Patrick (5). O líder em assistências foi o lateral-esquerdo Wellington (6). Reinaldo, titular da posição, deu cinco contribuições.
Com o desempenho do Campeonato Brasileiro, o São Paulo garantiu vaga na Sul-Americana do próximo ano. Na última edição, o Tricolor ficou com o vice-campeonato após perder para o Independiente Del Valle na final.
Para o ano que vem, o time de Ceni não contará mais com os veteranos Miranda, Reinaldo, Éder, que não renovaram seus vínculos para 2023.

