Braço direito de Rogério Ceni no São Paulo recusa proposta para ser dirigente do Sport
Milton Cruz teve duas passagens pelo clube paulista. Ao longo da carreira trabalhou com Telê Santana, Muricy Ramalho e Paulo Autuori
Identificado com o Sport e técnico na conquista do Campeonato Pernambucano de 2019, Milton Cruz foi procurado pelo para exercer uma função chave dentro do departamento de futebol do clube na próxima temporada.
O Torcedores.com apurou que Milton Cruz foi convidado pelo presidente do Sport, Yuri Romão, para ser coordenador técnico. A contratação de um profissional para a função foi uma das promessas de campanha do mandatário rubro-negro.
Yuri Romão decidiu reforçar a comissão técnica com um profissional experiente e, principalmente, que conhecesse o ambiente do clube. Por isso, Milton Cruz estava no topo da lista para ser convidado ao cargo.
Clubes que trabalhou
- 1998 – 2014: São Paulo (coordenador técnico)
- 2015: São Paulo (técnico)
- 2016: Náutico (técnico)
- 2017 – 2018: Figueirense (técnico)
- 2019: Sport (técnico)
- 2021 – 2022: São Paulo (auxiliar técnico)
Internamente há o entendimento que a comissão técnica necessita ter uma voz de comando e vocação de liderança dentro do vestiário. Por estar transitando nos bastidores. Milton Cruz teria como atribuição ser o elo de ligação entre jogadores e diretoria.
No dia-a-dia, também teria demandas dentro das quatro linhas. A ideia era aproveitar a experiência dele para trabalhar com o futuro técnico. Claudinei Oliveira não teve o contrato renovado após o clube não conseguir o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.
Como seria contratado para chefiar a comissão técnica, Milton Cruz seria o responsável pela supervisão de todos os setores ligados ao departamento de futebol como fisioterapia, fisiologia, nutrição e área médica. Apesar disso, ele recusou o convite do Sport.
Títulos como técnico
- 2019: Campeonato Pernambucano
- 2018: Campeonato Catarinense
Ainda segundo apurou a reportagem, Milton Cruz descartou a possibilidade de exercer a função nesse momento. No entanto, deixou aberta a possibilidade de colaborar com o clube na próxima temporada.
Atualmente é auxiliar técnico de Rogério Ceni. Além dele, o treinador com outros cinco profissionais que desempenham a mesma função na sua equipe de trabalho: Charles Hembert, Leandro Macagnan, Marcos Vizolli, Milton Cruz e Nélson Simões.
Apesar da negativa de Milton Cruz, o Sport analisa o mercado para encontrar um profissional que aceite o desafio. A ideia de Yuri Romão é contratar uma pessoa que tenha ‘DNA Rubro-negro’ e que conheça a história do clube.

