Home Mídia Esportiva Tiago Leifert comete gafe em transmissão de jogo da Copa do Mundo 2022 no canal SporTV, da Globo

Tiago Leifert comete gafe em transmissão de jogo da Copa do Mundo 2022 no canal SporTV, da Globo

Ex-apresentador tem narrado os jogos no Globoesporte.com e no SporTV2

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O ex-apresentador do Globo Esporte, do BBB e do The Voice Brasil, Tiago Leifert, tem sido o narrador do Grupo Globo em jogos transmitidos no Ge.com e no Sportv2, e assim comandou a partida entre Irã x Estados Unidos, que terminou com vitória norte-americana por 1 a 0 e levou a equipe às oitavas da Copa do Mundo.

PUBLICIDADE

Porém, conforme publicou o blog do Allan Simon, no UOL Esporte, Tiago Leifert cometeu uma gafe que chamou a atenção na partida. Ao citar o nome inteiro do Irã, que é um pedido internacional feito pelo próprio país, Leifert falou: “República Irâmica do Islã”. O correto seria “República Islâmica do Irã”, como a FIFA também utiliza em sua transmissão.

“Eles gostam que fale o nome inteiro, até aparece ali no placar da Fifa”, disse Tiago Leifert, antes de ser lembrado do erro pela própria transmissão, que tem o papel de ser mais descontraída que as tradicionais do Grupo Globo. O narrador então se corrigiu:

PUBLICIDADE

“Todo o meu respeito à República Islâmica do Irã”, disse Leifert.

Irã 0 x 1 Estados Unidos

Leifert comandou uma partida recheada de tensões políticas, especialmente pela atitude dos Estados Unidos de apagar o trecho em árabe da bandeira do Irã. Os países tem problemas políticos há quase três décadas e vivem sob tensão, o que aumentou a expectativa para o confronto.

Em campo, porém, a partida foi recheada de nervosismo mais por valer uma vaga às oitavas de final da Copa do Mundo do que pelo extracampo. O Irã jogava pelo empate no confronto, mas viu o atacante Christian Pulisic, do Chelsea, ir às redes no fim do primeiro tempo e dar a classificação ao time norte-americano, que agora no primeiro mata-mata enfrenta a Holanda, que liderou o grupo A.