Jorginho não fica no Vasco que avalia Odair Hellmann e dois técnicos estrangeiros para 2023
Odair Hellmann está livre no mercado desde que deixou o Al Wasl, dos Emirados Árabes, Técnico soma passagens por Internacional e Fluminense
Daniel Ramalho/ Vasco
O técnico Jorginho não renovará com o Vasco para 2023. A diretoria entende que ele cumpriu a missão de reconduzir o clube a Série A do Campeonato Brasileiro. Agora, ele espera pelo fim do contrato para que possa dar prosseguimento a carreira em outro clube.
O Torcedores.com apurou Jorginho tem bom relacionamento com a diretoria e, principalmente, com os executivos do 777 Partners que estão no dia a dia do Vasco. Pessoas ligadas aos investidores o descrevem como uma pessoa altamente profissional.
Representantes do fundo de investimentos têm grande admiração por sua carreira como jogador e pelo passado vitorioso vestindo das camisas de Flamengo, Vasco e também da Seleção Brasileira onde conquistou a Copa do Mundo de 1994.
Números de Jorginho pelo Vasco
- Jogos: 10
- Vitórias: 5
- Empates: 2
- Derrotas: 3
- Pontos conquistados: 17
- Aproveitamento: 56,66%
A notícia não pega torcedores cruzmaltinos de surpresa, pois o treinador foi contratado para comandar o clube na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar do 4º lugar na classificação final, com 62 pontos, Jorginho atingiu o objetivo.
Jorginho assumiu o Vasco na quarta colocação da Série B, com 47 pontos. Após a derrota para o Brusque, a diretoria ligou o sinal de alerta em São Januário com medo de o clube não conseguir se sustentar entre os quatro primeiros da competição.
De cara, perdeu por 2 a 1 para o Grêmio fora de casa na reestreia de Renato Portaluppi no comando da equipe gaúcha. Depois disso, foram nove jogos sob sua direção com significativa melhora, mas sem convencer o torcedor cruzmaltino.
Além de Jorginho, o auxiliar técnico Joelton Urtiga e o analista de desempenho Bebeto Sauthier também irão deixar o clube. O desligamento deles marcará a reformulação da comissão técnica para o ano que vem.
Técnicos do Vasco em 2022
- Zé Ricardo: 10 jogos/ 4 vitórias/ 6 empates/ 60% de aproveitamento
- Maurício Souza: 8 jogos/ 3 vitórias/ 2 empates/ 3 derrotas/ 45,8% de aproveitamento
- Emílio Faro: 10 jogos/ 5 vitórias/ 1 empate/ 4 derrotas/ 53,3% de aproveitamento
- Jorginho: 10 jogos/ 5 vitórias/ 2 empates/ 3 derrotas/ 56,66% de aproveitamento
Ainda segundo apurou a reportagem, Odair Hellmann, ex-técnico de Internacional e Fluminense, está no topo da lista do Vasco. Ele é um sonho antigo da diretoria que chegou a procura-lo antes de contratar Jorginho.
Apesar da negativa no fim de agosto, o treinador nunca foi descartado pelo clube. Nos bastidores, há quem garanta que as partes têm conversas avançadas. Entretanto, não há contrato assinado. Isto porque, Jorginho ainda tem contrato com Vasco.
Livre no mercado da bola desde que rescindiu amigavelmente com o Al Wasl, dos Emirados Árabes, em junho, Odair Hellmann recusou ofertas para comandar o Atlético-MG, Avaí, Coritiba, Juventude e Santos.
De acordo com fontes próximas ao estafe do treinador, ele se dedicou aos estudos nos últimos meses e passou a acompanhar de perto o desempenho do Vasco na Série B do Campeonato Brasileiro. A previsão é de que as partes avancem para um acordo nos próximos dias.
Estatísticas de Odair Hellmann como treinador
- Internacional: 122 jogos/ 65 vitórias/ 28 empates/ 29 derrotas/ 60,92% de aproveitamento
- Fluminense: 50 jogos/ 24 vitórias/ 12 empates/ 14 derrotas/ 56,00% de aproveitamento
- Al Wasl: 55 jogos/ 20 vitórias/ 19 empates/ 16 derrotas/ 56,00% de aproveitamento
Apesar do interesse em Odair Hellmann, o Vasco não descarta a contratação de um treinador estrangeiro. Dos vários nomes oferecidos e analisados pelo clube o de Sebastián Beccacece agradou bastante. Entretanto, o treinador prioriza trabalhar no futebol europeu.
O nome de Sebastián Battaglia, ex-Boca Juniors, está sendo avaliado internamente. Apesar do passado vitorioso como jogador, pesa contra ele a falta de experiência comandando equipes profissionais.
Sérgio Batista, que conquistou a Copa do Mundo com a Argentina em 1986, é outro que foi oferecido ao clube. Foi funcionário da AFA (Associação de Futebol Argentina) por mais de uma década onde foi técnico em dois ciclos olímpicos.
Sob o comando dele, Lionel Messi, Sergio Agüero, Juan Román Riquelme, Fernando Gago, Javier Mascherano e companhia conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

