Vasco: veja os planos do clube após garantir vaga na Série A em 2023
Clube carioca já começa a planejar a próxima temporada
Daniel RAMALHO/VASCO
O Vasco da Gama venceu o Ituano, pelo placar de 1 a 0, jogando fora de casa, no estádio Novelli Júnior, em Itu, na noite do último domingo, dia 6.
Esse jogo foi válido pela última rodada do Brasileirão Série B de 2022 e marcou o retorno do Gigante da Colina para a elite do futebol brasileiro.
Com muita emoção e nervos a flor da pele, o clube carioca enfim conseguiu o seu acesso após duas temporadas na segunda divisão.
Agora, o Cruz-Maltino já começa a fazer planos visando o próximo ano de 2023. A volta à elite do futebol brasileiro vem em conjunto com uma expectativa no torcedor vascaíno, que tem na nova era de SAF do clube a esperança de dias melhores em São Januário.
Nova era no Vasco com a SAF
Em junho de 2022, a diretoria do Vasco assinou um acordo que confirmou a venda de 70% de sua Sociedade Anônima do Futebol para a holding norte-americana 777 Partners pelo valor de R$ 700 milhões em três anos, além de um compromisso de arcar com as dívidas em até mais R$ 700 milhões.
Os novos executivos, que estão cientes da carência da torcida, não se furtaram em fazer promessas grandiosas de investimento, que passam por um time competitivo, a reforma e ampliação do centro de treinamento Moacyr Barbosa e também o direito de administrar o Maracanã.
No que diz respeito ao time, o discurso é o de tentar competir na prateleira de cima do Brasileirão Série A já no ano que vem.
No entanto, este é um ponto ainda é visto com algumas ressalvas e gera uma certa cautela por boa parte dos vascaínos, uma vez que a empresa preferiu não agir de maneira agressiva no mercado na última janela desta temporada.
Os novos donos preferiram manter a espinha dorsal do elenco que já disputava a Série B e que não inspirava maiores confianças por parte dos torcedores.
Até o atual momento, os principais investimentos da 777 partners foram na área executiva, incluindo a contratação de Paulo Bracks para ser o homem-forte a comandar o departamento de futebol.
Também foram contratados profissionais para os setores de análise de desempenho e comissão técnica, incluindo um especialista inglês que trabalha especificamente com jogadas de bola parada.
Os setores Comercial, de Recursos Humanos e de Comunicação também tiveram que passar por processos seletivos e contratações de executivos que passaram por empresas privadas.
Sobre o centro de treinamento Moacyr Barbosa, a ideia é iniciar a reforma de ampliação e modernização imediatamente após o final do Brasileirão Série B.
Ao menos um campo a mais deverá ser construído e obras de infraestrutura também serão feitas, incluindo o gramado e as estruturas médicas, de academia, entre outras.
Sobre a licitação do Maracanã, o Vasco e a 777 partners elaboraram uma proposta e esperam por avanços, uma vez que o Governo do Estado do Rio de Janeiro resolveu suspender o processo de licitação, acatando uma decisão do Tribunal de Contas do Estado.

