Home Futebol Copa do Brasil: Guarani e Criciúma manifestam indignação com sorteio de última vaga

Copa do Brasil: Guarani e Criciúma manifestam indignação com sorteio de última vaga

Confusão sobre critérios para conquista vaga na competição em 2023 causa polêmica entre Bugre e Tigre com a CBF

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A Copa do Brasil 2023 ainda nem começou e já está sob o sinal da polêmica. Tudo por conta de um problema nos critérios para definir uma das vagas para a competição, que está sendo pleiteada por Criciúma e Guarani. E a necessidade de um sorteio para que esta vaga seja preenchida

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo o GE, os dois times querem uma das vagas destinadas na competição pelo ranking da CBF. Tanto Bugre como Tigre estão na mesma posição da lista e a entidade não possui um critério para desempatar equipes que estejam com a mesma colocação para preencher tal lugar no torneio. Uma solução foi apontada, mas esta não teria agradado aos clubes.

FutebolA CBF propôs um sorteio para que esta última vaga do ranking da entidade para a Copa do Brasil possa ser preenchida. No entanto, os dois clubes estão em desacordo com a decisão e emitiram notas afirmando que irão contestar a realização do sorteio e querer o cumprimento do regulamento, com cada time desejando ter a tal vaga.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Guarani, na nota publicada, reforçou o fato de que teria vaga garantida não apenas pelo posicionamento no ranking da CBF, mas também através do Paulistão, terminando em sétimo lugar no estadual do último ano. No texto, o Bugre quer que as entidades que cuidam do futebol paulista e brasileiro tenha ‘bom senso, ao solucionar esta questão.

A posição bugrina é a mesma do Criciúma, que também postou nota protestando contra a decisão da CBF de sortear tal vaga. O Tigre também afirma que irá buscar respeitar o regulamento pela conquista da vaga ‘em campo’ e tentar a ‘reafirmar legitimidade’ de sua classificação via Ranking.

O sorteio não tem a data definida, mas deverá ser realizado até pouco antes de 22 de fevereiro, quando a competição terá seu início.

PUBLICIDADE

Veja a nota do Criciúma sobre a participação deste na Copa do Brasil (extraído do site oficial do clube)

O Criciúma Esporte Clube reafirma a sua legitimidade na classificação via Ranking Nacional dos Clubes (RNC), para disputar a Copa do Brasil em 2023.  O Clube reitera o inconformismo com a possibilidade de decisão via sorteio e reforça a atuação e vigilância constante, para que os resultados obtidos legalmente dentro de campo, acarretando a pontuação atingida no ano de 2022, sejam respeitados.  Nesse sentido, o clube vem a público informar que irá lutar e não medirá esforços para que se faça valer o seu direito conquistado na defesa de seus legítimos interesses.

Better Collective