A Argentina entrou em êxtase na comemoração da conquista do seu terceiro título mundial, com cerca de cinco milhões de pessoas nas ruas de Buenos Aires (cerca de 10% da população do país). Porém toda essa alegria veio junto de muita violência.
Segundo dados oficiais, a polícia prendeu 14 pessoas devido as confusões ocorridas na região do Obelisco, na praça 9 de Julho. O problema começou porque muitos torcedores não conseguiram ver os jogadores durante as comemorações.
Além disso, o número de pessoas machucadas quase chegou a uma centena. Segundo os dados oficiais das autoridades argentinas, 85 pessoas acabaram hospitalizadas, sendo 64 torcedores e 21 policiais.
Segundo informações do jornal argentino La Nacion, depois de muita comemoração e confusão, a região foi pacificada e as equipes de limpeza puderam atuar para retirar os resquícios da festa argentina.
Torcedores perdidos e vandalismo
Toda essa comoção social também trouxe muito trabalho para a polícia, que registrou quase 800 pedidos de pessoas que se perderam durante as comemorações na capital argentina. Essas pessoas acabaram acolhidas no Centro de Monitoramento Urbano.
Outro dado registrado pelas autoridades foram os delitos contra os torcedores que foram comemorar o título. A polícia declarou que houve um aumento no número de furtos, assaltos e saques durante o dia.
Cenas inusitadas
Um dos detidos foi um torcedor que subiu no Obelisco e precisou ser retirado pela polícia. Com isso, outras pessoas se revoltaram e partiram para cima dos policiais com pedras e garrafas, sendo respondido com bombas de gás lacrimogênio.
Durante todo dia foram registradas cenas inusitadas na comemoração, como torcedores que se penduraram em postes e outro que tentou pular em no ônibus que levava os jogadores para a festa no Obelisco, caindo no chão.
A programação da festa também foi muito conturbada. Com tanta gente nas ruas, o ônibus com os campeões do mundo não conseguiu chegar ao Obelisco, tendo de levar os atletas para lá via helicóptero, o que causou reclamações do presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA), Chiqui Tapia, que pediu desculpas.
“Não nos deixaram chegar para cumprimentar todas as pessoas que estavam no Obelisco. Os mesmos órgãos de segurança que nos escoltaram, não nos deixaram seguir em frente. Mil desculpas em nome de todos os jogadores campeões do mundo. Uma pena”, explicou via Twitter.

