Home Extracampo Bola com autógrafo de Neymar foi roubada durante ato golpista em Brasília

Bola com autógrafo de Neymar foi roubada durante ato golpista em Brasília

Além de destruição dos Três Poderes e deterioração de obras de arte, um presente relacionado ao futebol foi levado

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Os atos golpistas realizados no último domingo (8), em Brasília, por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, ficaram marcados pela destruição das sedes dos Três Poderes, sendo eles o STF, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, mas também pela deterioração de obras de arte que custam milhões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Aliado a isso, houveram também furtos e roubos durante a tentativa de golpe por parte dos apoiadores de Bolsonaro.

Segundo publicação do UOL Esporte, um presente dado pelo Santos em 2012 ao então presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, foi furtado. Se tratava de uma bola autografada por Neymar, grande craque do Peixe e do futebol brasileiro naquela época. O item estava no Salão Verde da Câmara, que foi invadido e completamente revirado pelos golpistas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além da bola, uma pérola do Catar também foi roubada do local, enquanto diversos outros itens foram destruídos.

A pérola havia sido um presente do vice-primeiro ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani, que cedeu a peça em 2019 à Câmara dos Deputados. Junto à joia, três obras de arte que estavam no Salão Verde foram destruídas completamente, assim como vasos de porcelana e um ovo de avestruz do mesmo material. Outros itens irão passsar por restauração após os atos.

Neymar apoiou Bolsonaro nas eleições

As coincidências no assunto se chocam por conta do apoio de Neymar a Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022. O atacante do PSG chegou a gravar um vídeo e entrou na campanha do agora ex-presidente da República, que perdeu as eleições para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Poucos meses depois, apoiadores do próprio Bolsonaro invadiram os Três Poderes, furtaram objetos, sendo um deles justamente uma bola autógrafada pelo próprio Neymar.

PUBLICIDADE
Better Collective