O Flamengo trabalha desde o início da temporada pensando em apenas dois confrontos: contra o Palmeiras, na Supercopa do Brasil, e contra o Real Madrid, em uma possível final do Mundial de Clubes – caso passe pela semifinal. Com isso, a ideia é que a preparação destes rivais seja crucial para que Vítor Pereira toma as decisões concretas visando as partidas das próximas semanas.
No caso do Palmeiras, o momento é ruim. O time marcou um gol na temporada em três jogos disputados, mas ao mesmo tempo não sofreu nenhum. O Verdão empatou dois jogos por 0 a 0 no Paulistão, com São Bento e São Paulo, e venceu o Botafogo-SP. A equipe de Abel Ferreira chegou a ser vaiada após empatar com o Tricolor em casa.
Vítor Pereira, porém, sabe que a preocupação existe, mesmo com o mau momento. Isso porque a defesa sólida do Palmeiras e o perde-pressiona seguem ativos no time paulista, mesmo que as tomadas de decisões no setor final do gramado não estejam agradando.
Segundo o jornal O Globo, o perde-pressiona é um dos pontos que VP quer definir no Flamengo, visto que pode ser um duelo decisivo no jogo com o Palmeiras.
E o Real Madrid?
Para o Real Madrid, a visão é distinta. O time merengue vinha mal em 2023 até poucos dias, mas venceu os últimos dois jogos e tem dado sinais de recuperação. A equipe rubro-negra sabe que precisa passar pela semifinal do Mundial de Clubes antes de enfrentar os espanhóis, mas é inevitável não vislumbrar uma final contra o time de Benzema e Vinicius Júnior no Marrocos.
Para o duelo com o Real Madrid, o Flamengo entende que falta maturidade no trabalho. Por isso, a ideia é apostar no setor ofensivo, que está atuando junto há anos, e pode desequilibrar contra o time espanhol, mesmo que o nível seja altíssimo.
Uma preocupação efetiva do português com o Flamengo é sua defesa. Ainda segundo O Globo, ele sabe que haverá sofrimento contra o Real Madrid, que atua em velocidade e de forma vertical, o que pode ser um problema para um setor que começou a trabalhar com o treinador há poucos dias.

