Home Futebol Flamengo e Palmeiras chegam empatados em títulos para a disputa da Supercopa do Brasil

Flamengo e Palmeiras chegam empatados em títulos para a disputa da Supercopa do Brasil

Rubro-Negro e Verdão disputaram quatro finais entre ambos na história, com cada equipe conquistando duas taças

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Palmeiras e Flamengo seguem com a recente sequência de grandes conquistas nos últimos anos. A consequência é mais uma decisão entre ambos, agora pela Supercopa do Brasil. Assim, o Verdão como campeão brasileiro irá encarar o Rubro-Negro, vitorioso na Copa do Brasil. A partida acontecerá neste sábado (28), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 16h30 (horário de Brasília).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Inclusive, as duas equipes decidiram a própria Supercopa em 2021. Foi uma das quatro decisões anteriores realizadas entre Flamengo e Palmeiras. Assim, cada equipe venceu duas finais ao longo de mais de 80 anos em que o Mengão e o Alviverde se encontram em partidas que valem taça. Portanto, no próximo fim-de-semana cariocas ou paulistas passarão a ter uma vantagem nestes confrontos diretos.

Palmeiras e Flamengo decidem campeonatos desde 1942

A primeira final em que Palmeiras e Flamengo mediram forças ocorreu há oito décadas. Assim, no distante 1942, os dois se enfrentaram pela extinta Taça dos Campeões Estaduais. O torneio, jogado entre 1911 e 1987 em edições não-consecutivas, reunia os campeões paulista e carioca. Naquela oportunidade, o Palmeiras recém havia mudado de nome, já que era conhecido anteriormente como Palestra Itália. Então, o Alviverde derrotou o Flamengo por 3 a 0 na longínqua final realizada durante a Segunda Guerra Mundial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Flamengo e Palmeiras só se reencontrariam em decisões cinco décadas mais tarde. Pela também extinta Copa Mercosul em 1999, ambos realizaram partidas de ida e volta na competição disputada pelas principais forças da América do Sul. Na partida de ida, o Mengão venceu no Maracanã por 4 a 3 e arrancou o empate no Parque Antárctica por 3 a 3 na volta, ficando com a taça.

Por fim, as duas últimas decisões aconteceram há menos de dois anos. Em 2021, na mesma Supercopa que acontecerá no próximo sábado (28), Flamengo e Palmeiras se enfrentaram no mesmo palco da partida do fim-de-semana: o estádio Mané Garrincha. Então, em 11 de abril daquele ano, após um empate de 2 a 2, o Mengão levou a melhor nos pênaltis, vencendo por 6 a 5.

Sete meses depois, em 27 de novembro, as equipes fariam a final da Libertadores no estádio Centenário, em Montevidéu. Logo após o 1 a 1 no tempo normal, Deyverson faria o gol palmeirense na prorrogação, com o Verdão festejando o segundo título continental seguido. Portanto, nesta quinta final, haverá o desempate entre Palmeiras e Flamengo, com uma das duas equipes triunfando pela terceira vez sobre o rival.

PUBLICIDADE
Better Collective