O presidente do Criciúma, Vilmar Guedes, acertou a contratação de Roberto Volpato, ex-jogador do clube, para comandar o time Sub-17 na temporada de 2023. Aos 43 anos, ele terá o primeiro desafio na função após concluir o curso CBF Academy.
Roberto Volpato, que substituirá Fábio Caponi, assinou contrato até o fim da atual temporada. O profissional, que encerrou a carreira atuando pelo clube em 2021, fez estágio no Criciúma antes de obter a Licença A da CBF.
Catarinense de Orleans, Roberto Volpato é graduado em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). O técnico possui em seu currículo diversos cursos de especialização em futebol e gestão esportiva.
“Estou muito feliz em voltar ao Criciúma como técnico, pois isso sempre esteve nos meus planos. Busquei formação para agregar ao meu conhecimento prático e pretendo continuar me aperfeiçoando. Com toda a estrutura oferecida pelo clube e com o staff de qualidade, tenho certeza que faremos um grande trabalho”, disse ao site oficial do clube.
Roberto Volpato conhece de perto a base carvoeria. Foi lá que ele se formou como jogador, no fim dos anos 1990. Lançado como profissional em 2000, ele ficou no clube até 2002. Como jogador, atuou em várias equipes, entre eles Vasco, America-RJ, Ponte Preta e Santo André.
No exterior, o goleiro vestiu as camisas do Moreirense e Vitória de Guimarães, ambos de Portugal. Além disso, atuou no Mumbai City, da Índia. Em 2021, Roberto Volpato retornou ao Criciúma para encerrar a carreira.
E o Vasco?
Roberto Volpato foi contratado pelo Vasco em 2005. Ele integrou o pacotão de reforços que incluía o zagueiro Luciano e o atacante Fernandinho. Eles chegaram ao clube com o aval de Joel Santana, então técnico cruzmaltino, para a disputa do Campeonato Brasileiro.
O goleiro atuou com a camisa vascaína de 2005 a 2008. Nesse ínterim, disputou 61 partidas e sofreu 90 gols. O último jogo pelo clube foi em 17 de setembro de 2008, quando o Vasco perdeu por 3 a 0 para o Palmeias na Copa Sul-Americana.

