Home Futebol Paulo Victor vive melhor fase da carreira em Portugal e se destaca como titular do Santa Clara

Paulo Victor vive melhor fase da carreira em Portugal e se destaca como titular do Santa Clara

Lateral-esquerdo passou por clubes como Botafogo, Vasco, Internacional e Ceará antes de se aventurar no futebol europeu

Luiz Gustavo Moreira
No jornalismo desde 2011, já foi setorista do Botafogo e do Fluminense pelo Lance! e depois trabalhou em assessorias de imprensa. Respira esporte desde a infância e acompanha todo tipo de competição, principalmente se for de futebol, basquete ou futebol americano.
Paulo Victor vive melhor fase da carreira em Portugal e se destaca como titular do Santa Clara

Jogador durante treino do clube português (Crédito: Reprodução Santa Clara)

Nome conhecido de grandes torcidas do futebol brasileiro, o lateral-esquerdo Paulo Victor vive um dos melhores momentos de sua carreira atuando em Portugal. Aos 24 anos, o jogador é titular absoluto do Santa Clara, clube que disputa a primeira divisão do Campeonato Português, e se consolidou como uma das peças mais importantes do elenco na atual temporada. A rápida adaptação ao futebol europeu tem sido um dos principais fatores para o bom desempenho do atleta, que agora colhe os frutos do trabalho realizado dentro e fora de campo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Contratado pelo Santa Clara após passagem pelo Farense, Paulo Victor não demorou a se adaptar à nova realidade. Segundo o próprio jogador, em entrevista exclusiva ao Torcedores.com, a expectativa inicial era de enfrentar mais dificuldades no início da trajetória fora do Brasil, algo que não se confirmou.

– Foi uma rápida adaptação. Achei que pudesse ter mais dificuldades, mas foi da melhor forma possível. Estou feliz aqui. Tenho mais algumas temporadas no Santa Clara e estou totalmente focado em desempenhar o meu melhor futebol – afirmou o lateral, que tem contrato com o clube até junho de 2029.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Revelado pelo Nova Iguaçu, Paulo Victor construiu uma carreira sólida no futebol brasileiro, com passagens por clubes de grande expressão como Botafogo, Internacional, Vasco e Ceará. Em setembro do ano passado, decidiu dar o primeiro passo na Europa ao acertar com o Farense. Apesar do rebaixamento da equipe, o jogador foi um dos destaques da temporada, chamando a atenção do Santa Clara, que apostou em sua contratação visando a disputa da elite portuguesa.

Ao comparar o futebol brasileiro com o europeu, Paulo Victor destacou diferenças importantes, principalmente no aspecto tático e estruturais. Segundo ele, em Portugal o coletivo tem um peso ainda maior na definição das partidas, enquanto no Brasil o talento individual costuma ser mais decisivo.

– Aqui em Portugal, o futebol é mais tático, diferente do Brasil, onde os jogadores participam muito mais dos duelos individuais. Por aqui, muitas vezes as partidas são decididas pelo coletivo tático de toda a equipe, enquanto no Brasil vemos muitos jogadores tentando jogadas individuais e, em diversas ocasiões, decidindo jogos dessa forma.

PUBLICIDADE

Em relação à estrutura, no Brasil tive a oportunidade de vivenciar clubes com infraestrutura de primeira prateleira, o que influencia diretamente no desenvolvimento dos atletas, tanto na formação tática e técnica quanto, principalmente, na parte física — algo muito importante para o futebol praticado atualmente. Em Portugal, também encontrei uma ótima estrutura para trabalhar.

PUBLICIDADE

Santa Clara facilita adaptação com forte presença de brasileiros

Um dos fatores que mais contribuíram para a adaptação de Paulo Victor ao Santa Clara foi a forte presença de jogadores brasileiros no elenco. Atualmente, o clube açoriano conta com 15 atletas brasileiros no time principal, número que o coloca como o time com maior representatividade do Brasil fora do país.

De acordo com o lateral, essa convivência facilita não apenas o entrosamento dentro de campo, mas também a adaptação ao cotidiano fora do clube:

– Quando você chega em outro país, tudo é novo. Ter muitos brasileiros ajuda bastante, tanto nos treinos e jogos quanto na vida fora do futebol. Todos se ajudam.

Experiência europeia e objetivos para a temporada

Após terminar o Campeonato Português anterior na quinta colocação, o Santa Clara garantiu vaga na Conference League, terceira principal competição da UEFA. Paulo Victor celebrou a oportunidade de disputar um torneio continental, apesar da eliminação precoce para o Shamrock Rovers, da Irlanda, ainda no playoff que dava acesso à fase principal.

PUBLICIDADE

Mesmo com um início de temporada irregular e a atual 12ª colocação na liga, o lateral mantém o discurso otimista. O foco, segundo ele, é recuperar regularidade, alcançar os objetivos do clube e seguir evoluindo individualmente.

– Foi muito bom ter participado da Conference League. Foi mais um grande objetivo individual alcançado e uma ótima experiência. Esperávamos um desempenho melhor na competição, mas sempre fica o aprendizado, e queremos voltar mais fortes. Nosso começo de temporada foi um pouco instável, mas estamos nos recuperando bem e focados em concluir todos os objetivos do clube.

Com boas atuações e maturidade crescente, Paulo Victor se firma como um dos brasileiros em destaque no futebol português. E a próxima partida é uma das mais importantes do ano, contra o gigante Sporting, em casa, pelas oitavas de final da Taça de Portugal. Mais uma chance de mostrar, em pleno Estádio de São Miguel, que o Santa Clara quer alçar voos maiores neste ano.

Better Collective