Jogador durante treino do clube português (Crédito: Reprodução Santa Clara)
Nome conhecido de grandes torcidas do futebol brasileiro, o lateral-esquerdo Paulo Victor vive um dos melhores momentos de sua carreira atuando em Portugal. Aos 24 anos, o jogador é titular absoluto do Santa Clara, clube que disputa a primeira divisão do Campeonato Português, e se consolidou como uma das peças mais importantes do elenco na atual temporada. A rápida adaptação ao futebol europeu tem sido um dos principais fatores para o bom desempenho do atleta, que agora colhe os frutos do trabalho realizado dentro e fora de campo.
Contratado pelo Santa Clara após passagem pelo Farense, Paulo Victor não demorou a se adaptar à nova realidade. Segundo o próprio jogador, em entrevista exclusiva ao Torcedores.com, a expectativa inicial era de enfrentar mais dificuldades no início da trajetória fora do Brasil, algo que não se confirmou.
– Foi uma rápida adaptação. Achei que pudesse ter mais dificuldades, mas foi da melhor forma possível. Estou feliz aqui. Tenho mais algumas temporadas no Santa Clara e estou totalmente focado em desempenhar o meu melhor futebol – afirmou o lateral, que tem contrato com o clube até junho de 2029.
Revelado pelo Nova Iguaçu, Paulo Victor construiu uma carreira sólida no futebol brasileiro, com passagens por clubes de grande expressão como Botafogo, Internacional, Vasco e Ceará. Em setembro do ano passado, decidiu dar o primeiro passo na Europa ao acertar com o Farense. Apesar do rebaixamento da equipe, o jogador foi um dos destaques da temporada, chamando a atenção do Santa Clara, que apostou em sua contratação visando a disputa da elite portuguesa.
Ao comparar o futebol brasileiro com o europeu, Paulo Victor destacou diferenças importantes, principalmente no aspecto tático e estruturais. Segundo ele, em Portugal o coletivo tem um peso ainda maior na definição das partidas, enquanto no Brasil o talento individual costuma ser mais decisivo.
– Aqui em Portugal, o futebol é mais tático, diferente do Brasil, onde os jogadores participam muito mais dos duelos individuais. Por aqui, muitas vezes as partidas são decididas pelo coletivo tático de toda a equipe, enquanto no Brasil vemos muitos jogadores tentando jogadas individuais e, em diversas ocasiões, decidindo jogos dessa forma.
Em relação à estrutura, no Brasil tive a oportunidade de vivenciar clubes com infraestrutura de primeira prateleira, o que influencia diretamente no desenvolvimento dos atletas, tanto na formação tática e técnica quanto, principalmente, na parte física — algo muito importante para o futebol praticado atualmente. Em Portugal, também encontrei uma ótima estrutura para trabalhar.
Santa Clara facilita adaptação com forte presença de brasileiros
Um dos fatores que mais contribuíram para a adaptação de Paulo Victor ao Santa Clara foi a forte presença de jogadores brasileiros no elenco. Atualmente, o clube açoriano conta com 15 atletas brasileiros no time principal, número que o coloca como o time com maior representatividade do Brasil fora do país.
De acordo com o lateral, essa convivência facilita não apenas o entrosamento dentro de campo, mas também a adaptação ao cotidiano fora do clube:
– Quando você chega em outro país, tudo é novo. Ter muitos brasileiros ajuda bastante, tanto nos treinos e jogos quanto na vida fora do futebol. Todos se ajudam.
Experiência europeia e objetivos para a temporada
Após terminar o Campeonato Português anterior na quinta colocação, o Santa Clara garantiu vaga na Conference League, terceira principal competição da UEFA. Paulo Victor celebrou a oportunidade de disputar um torneio continental, apesar da eliminação precoce para o Shamrock Rovers, da Irlanda, ainda no playoff que dava acesso à fase principal.
Mesmo com um início de temporada irregular e a atual 12ª colocação na liga, o lateral mantém o discurso otimista. O foco, segundo ele, é recuperar regularidade, alcançar os objetivos do clube e seguir evoluindo individualmente.
– Foi muito bom ter participado da Conference League. Foi mais um grande objetivo individual alcançado e uma ótima experiência. Esperávamos um desempenho melhor na competição, mas sempre fica o aprendizado, e queremos voltar mais fortes. Nosso começo de temporada foi um pouco instável, mas estamos nos recuperando bem e focados em concluir todos os objetivos do clube.
Com boas atuações e maturidade crescente, Paulo Victor se firma como um dos brasileiros em destaque no futebol português. E a próxima partida é uma das mais importantes do ano, contra o gigante Sporting, em casa, pelas oitavas de final da Taça de Portugal. Mais uma chance de mostrar, em pleno Estádio de São Miguel, que o Santa Clara quer alçar voos maiores neste ano.

