Home Futebol Brasileirão Série A: veja como nova regra da CBF vai impactar os estádios

Brasileirão Série A: veja como nova regra da CBF vai impactar os estádios

Brasileiro da elite nacional tem início projetado para abril; CBF, inclusive, já divulgou a tabela com os primeiros jogos

Por Cido Vieira em 27/02/2023 13:19 - Atualizado há 3 anos

Lucas Figueiredo - Divulgação - CBF

Promovendo algumas mudanças pontuais no futebol brasileiro, a CBF fixou novas medidas para ter um controle maior em torno do marketing nos estádios em suas competições. De acordo com o colunista Rodrigo Mattos, do UOL Esporte, a entidade objetiva que não haja “publicidade pirata” em jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil, antes, durante e depois das partidas.

A cúpula da entidade quer que apenas patrocinadores oficiais tenham suas marcas exibidas durante as transmissões. A alteração impacta diretamente em alguns acordos de patrocínios dos clubes, que comercializavam à parte espaço em seus estádios com patrocinadores avulsos.

Ainda segundo Mattos, a CBF deseja padronizar no Brasileirão e Copa do Brasil um modelo já visto em competições internacionais, como Libertadores e Copa do Mundo. Nestas competições, os estádios, obrigatoriamente, precisam estar sem marcas paralelas, contando apenas com patrocinadores oficiais do torneios.

A entidade nacional não pretende ser tão rígida com Conmebol e Fifa, e para isso fixou três novos artigos para definir algumas permissões e vetos.

Clubes do Brasileirão terão a liberação de ações de marketing com parceiros nas zonas de campo com autorização prévia até 1h30 antes da partida ou no intervalo. Sócios-torcedores também poderão participar das ações. A exposição de marcas nas arquibancadas e cadeiras será vetada. A CBF constatou que, era típico marcas avulsas às competições, aparecerem nos jogos, configurando o que ela intitulou de “marketing de emboscada”.

Vale lembrar que a CBF chegou a um acordo recente com a Brax, empresa que ficará responsável por negociar diretamente com os clubes as receitas de patrocínios nas Séries A e B do Brasileirão e também na Copa do Brasil. O novo parceiro assumiu contrato de jogos de 17 clubes envoltos nestas três competições citadas.

Exit mobile version