Home Extracampo Carnaval: conheça a Mancha Verde; a escola de samba do Palmeiras

Carnaval: conheça a Mancha Verde; a escola de samba do Palmeiras

Escola de samba contou com o apoio de gigante do carnaval paulistano; samba-enredo de 2023 reproduz o nordeste

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com

Um projeto para o carnaval paulistano era uma das metas de Cléo Sostenes, um dos fundadores da torcida Mancha Verde, do Palmeiras. O primeiro contato entre os torcedores e as agremiações de samba aconteceu no ano de 1988, quando a organizada desfilou como uma ala da Águia de Ouro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A alegria da folia impulsionou os palmierenses a realizar o sonho de Cléo, que faleceu logo após o carnaval. Desta forma, começava o embrião do Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Mancha Verde. Os torcedores deram o primeiro passo nos “batuques” das arquibancadas e na bateria da Águia de Ouro.

A agremiação foi fundada no dia 18 de outubro de 1995, porém não era uma escola de samba. A princípio, o grupo se denominou como Grêmio Recreativo Cultural Bloco Carnavalesco Mancha Verde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nomes de peso do carnaval paulistano auxiliaram o grupo em sua trajetória. O presidente da Águia de Ouro, Sidnei, Mestre Juca, Rui “Lolo” e Raimundo Neto “Chic Chic” foram elementos fundamentais para o registro do bloco no quadro da UESP, que é a União das Escolas de Samba Paulistanas.

Com a aprovação da entidade, a Mancha Verde começou a ampliar o seu trabalho, o que lhe garantiu um espaço como Escola de Samba no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo em 2005. Na elite do samba paulistano foram três quartos lugares (2010, 2011 e 2012), um terceiro lugar (2018) e o bicampeonato nos carnavais de 2019 e 2022.

Carnaval 2023

Neste ano, a Mancha buscará o seu tricampeonato com o enredo “Oxente — Sou xaxado, sou Nordeste, sou Brasil”, de Gilson Bernini e Edinho Gomes. O desfile está programado para acontecer no sábado de carnaval (18), às 00:40h.

PUBLICIDADE
Samba enredo de 2023

PUBLICIDADE
Better Collective