Home Futebol Em clássico de Londres, Chelsea domina West Ham mas não sai do empate no dérbi

Em clássico de Londres, Chelsea domina West Ham mas não sai do empate no dérbi

O dérbi londrino foi movimentado e com boas atuações de João Félix e Enzo Fernández; brasileiro Lucas Paquetá saiu de campo contundido nos primeiros minutos da partida

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.

PUBLICIDADE

West Ham enfrentou o Chelsea no London Stadium hoje pela Premier League. O jogo acabou empatado em 1 a 1, o terceiro empate seguido dos Blues. Antes do jogos, dentro do estádio, o clima era de muita tranquilidade apesar de ser um dérbi. Ainda no túnel, o zagueiro Thiago Silva foi alvo de brincadeiras das crianças que estavam com a camisa do West Ham.

Antes da partida começar, todos os jogadores se ajoelharam em uma manifestação contra o racismo. Quando a bola rolou, o jogo foi marcado por muitas chances e domínio do Chelsea e poucos bons ataques da equipe de Paquetá.

West Ham x Chelsea – Primeiro Tempo

O Chelsea mostrou sua nova cara no clássico contra o West Ham. João Félix, que voltava de uma suspensão, e Enzo Fernández, a contratação mais cara de um argentino na história do futebol. Os blues dominaram a partida, mas não conseguiram uma vitória sobre o fraco time do brasileiro Lucas Paquetá.

No primeiro tempo, João Félix aproveitou o fato de o West Ham jogar muito recuado e abriu o placar após uma boa jogada dos blues, que circulou a bola até encontrar os espaços.

Félix tinha marcado antes, porém o lance foi anulado depois de um impedimento ajustadíssimo. Depois do gol de abertura da partida, o atacante alemão Kai Havertz também foi às redes, mas também teve seu gol anulado por impedimento.

PUBLICIDADE

Aos 14 minutos, Lucas Paquetá, que havia recebido uma forte entrada e deslocado o ombro, acabou substituído. O brasileiro tentou permanecer em campo, mas não conseguiu e saiu segurando o braço direito e sentindo muita dor. Soucek o substituiu.

O domínio do Chelsea foi constante até os 25 minutos do primeiro tempo. Porém, aos 28, o West Ham abusou da lei do ex, com o brasileiro Emerson Palmieri — que fez uma boa partida — empatando a partida após um cruzamento que não foi interceptado pela defesa do Chelsea e sobrou livre para lateral-esquerdo concluir.

Mudryk, outra contratação milionária do Chelsea, não fez um bom primeiro tempo. Jogando aberto pela esquerda, o jovem ucraniano não conseguiu fazer muitas jogadas e teve uma participação sem grande destaque.

O West Ham, que faz um jogo mais posicional, foi diversas vezes envolvido pela troca rápida de passes do meio e do ataque do Chelsea durante o primeiro tempo. Os melhores momentos do time de Paquetá ocorreram com a equipe conseguiu encaixar a marcação alta e pressionar os Blues na saída de bola.

PUBLICIDADE

West Ham x Chelsea – Segundo Tempo

O segundo tempo começou com o West Ham subindo a marcação, porém, quando o time conseguia dominar a bola, sentia muita falta de um organizador no meio campo, papel que é exercido por Paquetá, que foi substituído no início do primeiro tempo.

Por essa razão, sem conseguir manter o domínio da bola, o West Ham acabou novamente dominado pelo Chelsea. O West Ham, apesar tentar ser mais agressivo, não conseguiu. Já o Chelsea não conseguia transformar sua superioridade na posse de bola em chances claras de gol — os Blues tiveram uma média superior a 70% de posse.

Tentando sair desse domínio dos Blues, o técnico David Moyes, do West Ham, decidiu substituir Antonio e Benrahma por Ings e Downes. Já o treinador do Chelsea retirou o ucraniano Mudryk, que não estava muito bem na partida, e colocou Mason Mount em seu lugar. Também deixaram o campo Madueke e Cucurella, para a entrada de Ziyech e Chilwell pelo Chelsea.

As mudanças feitas por Graham Potter, o técnico do Chelsea, não surtiram efeito. O time continuou dominando, mas sem oferecer muito perigo ao West Ham. Por essa razão, Potter colocou mais uma das novas contratações: o jovem Gallagher, que entrou no lugar de Loftus-Cheek.

PUBLICIDADE

O West Ham chegou a virar o jogo com um gol de cabeça de Soucek, porém o gol foi anulado por impedimento.

Nos últimos minutos da partida, o Chelsea, depois do susto do gol anulado de Soucek, tentou chegar com mais intensidade porém sem ser efetivo.