O Cruzeiro começou muito mal a temporada 2023. A equipe até largou no Campeonato Mineiro com vitória sobre o Patrocinense, fora de casa, mas depois empatou contra o Athletic e vem de duas derrotas, a última delas contra o Pouso Alegre, na última terça-feira, na Arena Independência.
Para Jorge Nicola, colunista do Superesportes, o Cruzeiro, hoje, é favorito para jogar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2024. Uma das razões é o nível dos reforços. O clube trouxe 14 atletas para a temporada 2023 e está em vias de anunciar o 15º: o volante Matheus Jussa, do Fortaleza.
“Não sou do tipo “Profeta do Apocalipse”, mas o Cruzeiro de hoje é candidatíssimo ao rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro. O nível dos reforços da Raposa em 2023, o desempenho do time nas primeiras rodadas do Mineiro e a força do Brasileirão deste ano justificam minha previsão nada animadora”, iniciou Nicola.
Após garantir o acesso à Série A no fim da temporada passada, o Cruzeiro deu início à reformulação e dispensou vários atletas. No entanto, seguiu apostando na filosofia de jogadores bons e baratos, o que para Nicola tem tudo para fracassar em 2023.
“E o primeiro indício já foi constatado no fraco Campeonato Mineiro, com o pior início do Cruzeiro neste século. Em 2004, o time também havia somado apenas quatro pontos em 12 possíveis, com saldo negativo de um gol. Na oportunidade, porém, tinha seis gols pró, contra apenas três da equipe de Paulo Pezzolano”, comentou o jornalista.
“Com exceção de Wesley e Nikão, todas as outras contratações são pontos de interrogação. Algumas grandes, como Matheus Davó, Mateus Vital, Ramiro e Rafael Bilu”, acrescentou.
A Série A do Brasileirão promete ser a mais concorrida da história com maiores investimentos no elencos e grandes folhas salariais. Nicola destacou que além do Cruzeiro, mais cinco clubes (Bahia, Botafogo, Bragantino, Cuiabá e Vasco) se tornaram SAFs e outros clubes estão a caminho. Para Nicola, Ronaldo vai precisar fazer maiores investimentos no elenco para o clube não correr o risco de retornar à Série B.
“Sendo bem direto: ou Ronaldo abre o bolso e muda o perfil dos contratados ou o Cruzeiro vai brigar para não estar entre os quatro últimos. Os meus outros candidatos à degola são Goiás, Santos, Cuiabá e Coritiba”, encerrou Nicola.

