Números indicam posição que detém os mestres da “cera” na Premier League
Levantamento feito por jornal inglês indicou que os goleiros são os que mais são punidos por fazer “cera” no Campeonato Inglês
Reprodução
Quando se fala em “cera” a primeira imagem que se pensa é do futebol da América do Sul, já que isso se tornou uma tradição por aqui. Porém, não é só aqui que esse comportamento acontece. Fazer o adversário perder tempo é uma técnica antiga e muito utilizada por todo o globo.
Qualquer jogador em campo pode fazer “cera”. Atletas de linha podem demorar para cobrar faltas, escanteios, laterais ou mesmo demorar para sair quando substituídos, contudo, ninguém é tão popular na arte de fazer o “tempo passar” quanto os goleiros.
Os goleiros podem demorar para repor a bola em jogo, para bater tiro de meta, para levantar após fazer uma defesa. Tudo é válido para fazer o relógio correr sem a partida estar sendo efetivamente disputada.
Devido a isso, não chega a ser uma surpresa que a posição de goleiro é a que mais recebe cartão amarelo por fazer “cera”. Segundo o jornal inglês “The Athletic”, nas últimas 10 temporadas da Premier League, três atletas receberam cartões amarelos oito vezes por causa dessa infração.
Os dois primeiros são Ben Foster (atualmente aposentado) e Jordan Pickford, do Everton e titular da seleção inglesa. O terceiro é o argentino Emiliano Martínez, recém campeão mundial com seu país no Catar. O detalhe é que o goleiro do Aston Villa chegou na Premier League há somente três temporadas, tendo recebido mais cartões por ano do que os outros.
Outros goleiros da Premier League também estão na lista
Além desses três que estão com oito cartões amarelos, outros atletas também receberam uma quantidade grande ao longo do tempo. Vicente Guaita (Crystal Palace), Nick Pope (Newcastle) e Ederson (Manchester City) estão com sete.
Logo abaixo estão Artur Boruc (aposentado), Adrian e Dean Henderson (Nottingham Forest).
Outros jogadores ao longo do tempo também conseguiram se destacar por serem punidos muitas vezes por essa infração, inclusive atletas de linha, como Ryan Bertrand, que recebeu sete cartões amarelos.

