Presente na cerimônia do “The Best”, premiação da Fifa, Roberto Carlos falou sobre os ataques racistas contra Vinícius Júnior na Espanha. Dessa forma, o ídolo do Real Madrid, mesmo que também tenha sido alvo de manifestações de ódio, afirmou sua posição de “super tranquilo” com o assunto. Em sua visão, aqueles que cometem atos de preconceito precisam ser ignorados em prol do público que deseja apenas desfrutar do futebol.
Neste cenário, Roberto Carlos apontou que a discussão em torno do racismo causa uma “sensação ruim”. Por conta disso, o ex-jogador acredita que é necessário viver com amor e harmonia, deixando de lado qualquer resposta agressiva para a situação.
“Eu também sofri. Estou super tranquilo. Quanto mais importância a gente dá para isso, pior é. Quanto mais a gente fala, pior é. Deixa os mal educados e ignorantes. Eles saem de casa para criticar e nós saímos para nos divertir. As pessoas que vão ao campo para se divertir que aproveitem. Quanto mais a gente fala, passa uma sensação ruim. Sofri muito com isso e estou feliz aqui hoje. Por mais que exista, não podemos entrar nessa dinâmica de agressão. O mundo é tão bonito, vamos viver bem e com amor.”, disse Roberto Carlos.
Ainda que tenha adotado um discurso pacífico, Roberto Carlos foi detonado pelos torcedores. Mediante os constantes ataques sofridos contra Vinícius Júnior, com direito a encenação de um enforcamento, os internautas acreditam que o racismo não pode ser ignorado, tendo em vista a necessidade de combatê-lo diariamente com amplo rigor.
Veja abaixo parte das reações envolvendo a opinião de Roberto Carlos.
“Inacreditável. Ele acabou de dizer pra deixar as pessoas serem racistas. Foi isso mesmo.“
“Essa seleção de 2002 calada são poetas, não salva um… Pqp.”
“O Brasil tem que ganhar um título logo pra dar menos importância pro time de 2002, impressionante como todos calados são poetas.”
“O Roberto Carlos falando, foi um excelente lateral esquerdo.”

