Home Futebol Entenda como surgiu a provocação ‘cheirinho’ relacionada ao Flamengo

Entenda como surgiu a provocação ‘cheirinho’ relacionada ao Flamengo

Termo ‘cheirinho’ começou a ser usado em 2016 pela própria torcida rubro-negra

Paulo Foles
Paulo Foles atua como redator do Torcedores.com desde 2018. Neste período, cobriu grandes eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo e Olimpíadas. Com passagem em "Futebol na Veia", "Esporte News Mundo", "The Playoffs" e outros, tem como foco o futebol brasileiro e internacional, além de experiências com NBA e NFL.

A maior ‘zoeira’ relacionada ao Flamengo nos últimos anos é o termo ‘cheirinho’, palavra usada pelos rivais para provocar o clube em dias de derrotas importantes. Nesta semana, depois do resultado negativo nos pênaltis contra o Independiente del Valle, válido pela Recopa Sul-Americana, as provocações voltaram.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sendo assim, por qual motivo a palavra ‘cheirinho’ é usada para provocar o Flamengo?

Tudo começou em 2016 com os próprios torcedores do Flamengo, que passaram a utilizar o termo para dizer que estavam sentindo o ‘cheirinho’ de título no Brasileirão daquela temporada. Na ocasião, o Rubro-Negro disputava a taça com Palmeiras e Santos, e em algum momento teve a chance de conquistar o hepta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Como o Palmeiras foi o campeão e o Flamengo ficou no quase, a palavra ‘cheirinho’ se voltou contra os flamenguistas. Os rivais, então, começaram a usá-la para provocar o Mengão nos vices ao longo das últimas temporadas.

Viralizou na época também uma entrevista de Diego Ribas, que comentou sobre os ‘vários cheirinhos’ que há no Rubro-Negro.

“Quando se joga no Flamengo, temos o privilégio de sentir vários cheirinhos. Temos o cheirinho de maior torcida do mundo, o cheirinho de Maracanã sempre lotado, cheirinho de vestir essa camisa, somos privilegiados. Temos que ficar decepcionados (pela perda do título na época), mas não achar que tudo está perdido, que é um desastre. Independentemente de qualquer coisa, a temporada é positiva e temos que valorizar a vaga na Libertadores”, afirmou o meio-campista em 2016.

PUBLICIDADE

Portanto, os torcedores do Flamengo são assombrados pelo termo desde então.

PUBLICIDADE

Vítor Pereira projeta próximos passos do Flamengo

“É um trabalho que está muito no início. O jogo contra o Botafogo e hoje deram sinais claros de um grupo unido, que quer jogar com qualidade, está alinhado. Temos que lembrar que nem temos dois meses aqui, está muito no início, não é como começa e sim como acaba. Essa equipe vai dar muitas alegrias aos torcedores, jogar um futebol consistente. É com esse espírito de grupo, alinhados com o sentimento da torcida. Hoje é um dia triste, estamos frustrados, entendemos a frustração”, avaliou ele após a derrota.

Better Collective