Com o final da temporada se aproximando, os campeões já começam a serem definidos em cada campeonato da Europa. Entre as cinco principais competições do continente (Inglaterra, França, Itália, Espanha e Alemanha), algumas equipes já abriram vantagem sobre os outros competidores, tornando grandes as chances de conquistarem o título.
Entre os que estão liderando, quem mais se destaca pela vantagem é o Napoli. A equipe italiana vem fazendo história e está muito perto de vencer a competição após mais de duas décadas de jejum. O time liderado por Luciano Spalleti está 18 pontos à frente da vice-líder Inter de Milão, com um ataque mortal e uma defesa confiável. No país, nada parece capaz de ameaçar a conquista dos napolitanos e o título deve ser confirmado em breve.
Já na França, o PSG parece perto de manter a sua hegemonia no país, após tropeços nos últimos meses e a eliminação da Copa da França e da Champions League. Com 27 partidas disputadas, a equipe de Messi, Neymar e Mbappé ocupa a primeira colocação com 10 pontos de vantagem sobre o Olympique de Marseille e uma gigantesca superioridade técnica sobre os demais competidores que, no entanto, não vem se convertendo em vitórias fáceis para os parisienses.
Na Espanha, quem vem dominando nessa temporada é o Barcelona, que está perto de vencer a competição após um jejum de alguns anos. Os Catalães, comandados por Xavi Hernandez, conseguiram encontrar o caminho para as vitórias e parecem imbatíveis no país, com somente o Real Madrid podendo ameaçar o time de Lewandowski e Raphinha. Porém, a vantagem é grande, nove pontos separam o Barça dos Merengues.
Com o tempo passando, resta observar quem entre Barcelona, Napoli e PSG conseguirá levantar a taça antes.
Além de Barcelona, PSG e Napoli, outras equipes ainda brigam pelos títulos
Nas duas outras ligas (Alemanha e Inglaterra) a disputa está mais ferrenha do que vinha sendo nos últimos anos. A Bundesliga, por exemplo, tem Bayern de Munique e Borussia Dortmund brigando pelas duas primeiras colocações. Os Bávaros estão dois pontos à frente dos rivais, que fazem uma pela campanha liderados pelo craque Jude Bellingham.
Contudo, com tantas rodadas restantes, tudo pode acontecer, sem que seja possível de se excluir o terceiro, quarto e quinto colocados, RB Leipzig, Union Berlim e Freiburg, respectivamente, da briga pelo título. Os três estão empatados com 45 pontos, sete pontos a menos do que o líder Bayern de Munique.
Na Inglaterra, o cenário da briga pelo título está um pouco menos aberto em questão de equilíbrio de pontos, porém, compensa isso com o excelente nível técnicas das equipes que brigam pela ponta. O líder é o Arsenal de Mikel Arteta, que está com 66 pontos. Logo atrás vem o Manchester City, com 61 pontos e a liderança de Erling Haaland, um dos melhores atacantes do mundo.

