Com a saída de técnico português, veja os estrangeiros que seguem no Brasileirão Série A
António Oliveira deixou o comando técnico do Coritiba na manhã desta terça-feira (18), sendo o primeiro técnico a cair no campeonato
Divulgação/CBF
O Brasileirão Série A teve a sua primeira troca de técnico, já depois do término da primeira rodada. Dessa forma, o Coritiba comunicou o desligamento do português António Oliveira. Assim, o Coxa será comandado pelo interino Leomir de Souza, enquanto busca um substituto.
Nesse sentido, o Brasileirão Série A segue com nove técnicos estrangeiros entre os 20 times que disputam a competição. Antes da saída de António Oliveira do Coritiba, o número de treinadores não nascidos no Brasil era exatamente a metade.
Mesmo que o técnico português tenha deixado o Coritiba, além de Vítor Pereira recentemente cair no Flamengo, os profissionais do país seguem firmes no Brasileirão Série A. Afinal, dos nove estrangeiros do campeonato, seis são nascidos em Portugal.
O atual campeão brasileiro Abel Ferreira segue com seu badalado trabalho no Palmeiras desde o fim de 2020. Já Luís Castro, mesmo criticado por muitos, continua no Botafogo, onde completou um ano no comando do Glorioso no mês passado.
Já os outros quatro portugueses estreiam no Brasileirão Série A. Os treinadores chegaram ao Brasil para a temporada 2023. O mais recente foi Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, o Pepa. Assim, o profissional, então pouco conhecido, foi o escolhido por Ronaldo Nazário para substituir o uruguaio Paulo Pezzolano no Cruzeiro. Os outros são Renato Paiva, do Bahia; Pedro Caixinha, do Red Bull Bragantino; e Ivo Vieira, do Cuiabá.
Brasileirão Série A conta com seis técnicos portugueses e três argentinos
Além dos seis portugueses, os demais estrangeiros do Brasileirão Série A são três argentinos, que já conhecem a competição. Assim, o Flamengo contratou Jorge Sampaoli, na última sexta (14). O técnico estreará amanhã (19) contra o Ñublense-CHI pela Libertadores. No Atlético-MG, Eduardo Coudet prossegue no comando da equipe. Mesmo assim, a situação do Chacho é desconfortável, pois balançou depois de uma polêmica entrevista coletiva e de vir de duas derrotas recentes no Mineirão.
Por fim, Juan Pablo Vojvoda continua com solidez no Fortaleza. O argentino completará dois anos no Fortaleza no próximo dia 4 de maio, seguindo com uma passagem memorável pelo Leão do Pici e cobiçado por outras equipes brasileiras.

