Protagonizando uma das maiores rivalidades do mundo, Grêmio e Internacional dividem o ranking de “fidelidade” entre as torcidas do Brasil. De acordo com a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest, os dois clubes do Rio Grande do Sul acumularam, cada um, 82% de respostas envolvendo apoio para apenas um time do coração. Enquanto isso, Bahia (71%) e Atlético-MG (70%) completam o topo do ranking.
Sobre a divisão da torcida, a região Sudeste é o local que concentra o maior número de torcedores com apenas um clube (74%). Na sequência, Sul (69%), Centro Oeste (68%), Nordeste (61%) e Norte (43%) completam a relação das áreas do Brasil.
Recentemente, o Grêmio faturou o título do Campeonato Gaúcho, em casa, com um público de mais de 51 mil pessoas. Dessa forma, o início no Tricolor já encantou Luis Suárez, principal jogador do elenco comandado por Renato Gaúcho.
“Não esperava começar assim, mas tive a confiança de um grande treinador, grande torcida e um grande equipe que está voltando para a Série A. Dá confiança. É importante“, disse o camisa 9 do Grêmio à Rádio GreNal.
Veja abaixo a lista liderada por Grêmio e Inter no futebol brasileiro.
- Grêmio e Internacional – 82%
- Bahia – 71%
- Atlético-MG – 70%
- Corinthians, Cruzeiro e Flamengo – 69%
- São Paulo – 66%
- Santos e Sport – 65%
- Palmeiras e Vasco – 62%
Consultando mais de 6.500 pessoas, a pesquisa trouxe dados envolvendo uma das maiores polêmicas do Brasil. Isso porque parte dos torcedores condenam a atitude de apoiar mais de um clube, motivo pelo qual a alcunha de “misto” é citada como forma de criticar o comportamento em incluir times de outras regiões como a equipe do coração.
“A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.”, afirmou a publicação.

