Home Futebol Grêmio e Internacional possuem torcidas mais “fiéis” do Brasil; veja lista

Grêmio e Internacional possuem torcidas mais “fiéis” do Brasil; veja lista

Tricolor Gaúcho e Colorado possuem maior taxa de apoio único em solo nacional

Bruno Romão
Bruno Romão atua como redator do Torcedores.com na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.

Protagonizando uma das maiores rivalidades do mundo, Grêmio e Internacional dividem o ranking de “fidelidade” entre as torcidas do Brasil. De acordo com a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest, os dois clubes do Rio Grande do Sul acumularam, cada um, 82% de respostas envolvendo apoio para apenas um time do coração. Enquanto isso, Bahia (71%) e Atlético-MG (70%) completam o topo do ranking.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sobre a divisão da torcida, a região Sudeste é o local que concentra o maior número de torcedores com apenas um clube (74%). Na sequência, Sul (69%), Centro Oeste (68%), Nordeste (61%) e Norte (43%) completam a relação das áreas do Brasil.

Recentemente, o Grêmio faturou o título do Campeonato Gaúcho, em casa, com um público de mais de 51 mil pessoas. Dessa forma, o início no Tricolor já encantou Luis Suárez, principal jogador do elenco comandado por Renato Gaúcho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Não esperava começar assim, mas tive a confiança de um grande treinador, grande torcida e um grande equipe que está voltando para a Série A. Dá confiança. É importante“, disse o camisa 9 do Grêmio à Rádio GreNal.

Veja abaixo a lista liderada por Grêmio e Inter no futebol brasileiro.

  1. Grêmio e Internacional – 82%
  2. Bahia – 71%
  3. Atlético-MG – 70%
  4. Corinthians, Cruzeiro e Flamengo – 69%
  5. São Paulo – 66%
  6. Santos e Sport – 65%
  7. Palmeiras e Vasco – 62%

Consultando mais de 6.500 pessoas, a pesquisa trouxe dados envolvendo uma das maiores polêmicas do Brasil. Isso porque parte dos torcedores condenam a atitude de apoiar mais de um clube, motivo pelo qual a alcunha de “misto” é citada como forma de criticar o comportamento em incluir times de outras regiões como a equipe do coração.

PUBLICIDADE

A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.”, afirmou a publicação.

PUBLICIDADE
Better Collective