Não há como eliminar o sobre nome Gracie do mundo do jiu-jítsu brasileiro. Com grandes contribuições iniciais dos irmãos Hélio e Carlson Gracie, os ensinamentos continuaram durante todas as gerações, e na sexta-feira (28), um dos seus maiores pilares veio a óbito: Robson Gracie, confira informações do legado desta lenda do mundo das lutas e história dentro do BJJ e do vale-tudo.
Quem era Robson Gracie?
Robson Gracie era filho de Carlson, e começou o seu aprendizado no mundo da luta em 1950. Nascido em 16 de janeiro de 1935, se interessou pelos ensinamentos da família e também teve participação no mundo da política, pois foi segurança particular de Leonel Brizonla na sua época de deputado federal.
Em abril de 1957, o lutador começou a sua empreitada no vale-tudo em uma luta contra Artur Emídio, o confronto acabaria por finalização. Também lutou contra Valdo Santana, irmão de Valdemar Santana, que foi considerado o arquirrival de seu tio Helio Gracie e de seu irmão Carlson.
Durante a ditadura militar, foi preso por 64 dias e afirma que sofreu torturas. Além disso, também foi presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro. Robson Gracie teve sete filhos; Charles, Renzo, Keila, Ralph, Flávia, Robson Gracie Jr. e Ryan Gracie. O ex-lutador era faixa vermelha, o nono e mais alto grau do jiu-jitsu.
Falecimento
A informação do seu falecimento foi confirmada por Kyra Gracie, neta do ex-lutador, mas não divulgou a causa da morte. No seu Instagram afirmou: “hoje o jiu-jitsu se despede do Grande Mestre Robson Gracie, patriarca da Família Gracie e faixa vermelha. Eu me despeço do meu eterno avô amado, que é uma das pessoas mais importantes da minha vida”.

