Apesar do cartão anulado aplicado contra o Valencia ter sido anulado, Vinícius Júnior não foi incluído no compromisso do Real Madrid diante do Rayo Vallecano. Como apresentou um incômodo no joelho esquerdo, o camisa 20, depois de ser homenageado pelos atletas e torcedores presentes no estádio, marcou presença nas tribunas de honra do local.
Antes da bola rolar, a ESPN, que exibiu o duelo na TV fechada, fez questão de se manifestar contra os atos de racismo na LaLiga. Cobrando que exista um rigor eficaz para punir o comportamento preconceituoso, a emissora garantiu total apoio para Vinícius Júnior.
“A ESPN condena de forma veemente os sucessivos atos de racismo contra Vinicius Jr. e outros jogadores pretos na La Liga. Seguiremos cobrando o fim do racismo no esporte. E levando para você o que acontece nos jogos, com a esperança que o racismo acabe de vez em todo o mundo.“, afirmou o comunicado da ESPN.
Cobertura da ESPN
Anteriormente, em comunicado mais longo, a ESPN ressaltou que reservou uma grande parte da programação para repercutir o caso de racismo em Valencia x Real Madrid. Dessa forma, a empresa deixou claro que vai seguir apoiando Vinícius Júnior e qualquer outro jogador que sofrer com atos de preconceito na Espanha.
“Nossos programas trataram o assunto como prioridade máxima. Nossos repórteres na Espanha mergulharam no assunto, foram para a rua, entrevistaram dezenas de pessoas. Falamos com autoridades dos dois países, incluindo ministros e embaixadores. Nossos comentaristas tiveram total liberdade para opinar sobre o assunto. Cobramos soluções para o odioso racismo que mancha o futebol espanhol nesse momento. “
“Como detentores exclusivos dos jogos em LaLiga, temos a missão de seguir exibindo os jogos da competição com o mesmo espírito crítico que sempre foi a marca dos canais ESPN. Foram graças às imagens distribuídas pela ESPN para emissoras de todo o país que o brasileiro ficou sabendo do racismo que tantas vezes Vinícius Júnior sofreu no Espanhol. Seguiremos cobrando o fim do racismo no esporte e levando o que acontece nos jogos com a esperança que o racismo acabe de vez nos estádios da Espanha e em todos os estádios do mundo”, afirmou a emissora.

