O Manchester City está perto de fazer história! No último final de semana, o time comandado por Pep Guardiola conquistou a Premier League de maneira antecipada, e pode nas próximas semanas, completar a sonhada ‘Tríplice Coroa’ ao faturar Copa da Inglaterra e Champions League, competições nas quais é finalista.
E uma pergunta que fica, é o que mudou em relação aos times das últimas temporadas, onde o Manchester City também foi competitivo, mas nem sempre chegou tão longe nos campeonatos que disputou. Seria o fator Haaland, tendo a vista a falta de centroavantes de ofícios nos últimos anos? Até pode ser também! Mas para Guardiola, uma outra mudança tem feito a diferença nesta temporada, e ela é tática.
Após o jogo contra o Chelsea neste domingo(21), onde o City ‘confirmou’ o título da Premier League, o técnico citou a entrada de defensores nas laterais de campo, e explicou o motivo da mudança.
“Tem sido fundamental para nós. Então eu aprendi nesta temporada, que quando jogamos contra Saka, ou Vinícius(Júnior), ou esse tipo de extremo, Martinelli, Salah ou Mané, você precisa de defensores natos para vencer os duelos ‘um contra um’. Caso contrário, nessa competição, na Champions League, ou nesses níveis, eles precisam de uma ação para vencer você. E Nathan(Aké) nos deu isso. Aquele impulso que não tínhamos no passado. E eu acho que esse é o grande progresso desse ano. Um na linha de quatro era um real defensor nato. Eu venço o duelo em nossa área, eu venço meu duelo, e no passado nós não tínhamos isso, e Nathan fez, como Akanji, ou claro Kyle Walker. Ele consegue fazer isso e todos deram um passo a frente nesse sentido”, afirmou Guardiola.
🧠 Pep Guardiola explicou as mudanças na linha de zagueiros, preferindo “defensores natos” aos laterais.
🛡️ Neutralizou jogadores como Salah, Saka e Vini assim.
— Footure (@FootureFC) May 22, 2023
Para quem não lembra, o Manchester City atuava com o 4-3-3 tradicional, com laterais mais ofensivos como Cancelo ou Zinchenko no lado esquerdo. Já nesta temporada, Guardiola ‘adiantou’ o zagueiro Stones para atuar como primeiro volante ao lado de Rodri, e abriu mão deste lateral ofensivo para ter Aké ou Akanji como zagueiros abertos pelo setor. Em resumo, o time atua agora com um esquema 3-2-4-1, como na imagem abaixo.
Agenda do Manchester City
Já campeão da Premier League, o time de Guardiola tem mais dois duelos para disputar no campeonato nacional nesta semana, para aí sim, focar nos mata-matas restantes. No dia 3 de junho, o Manchester City encara o rival United na final da Copa da Inglaterra, e no dia 10, os Citizens encaram a Inter de Milão na decisão da Champions League.


