Mesmo focado na disputa do Mundial Sub-20, Ramon Menezes foi designado pela CBF para convocar a seleção para a próxima Data Fifa. Depois do revés contra Marrocos, o time nacional entra em campo diante de Guiné, no dia 17 de junho, em Barcelona, e Senegal, em 20 de junho, em Lisboa. Sendo assim, a expectativa é que o Brasil consiga apresentar um melhor futebol no processo de renovação que foi iniciado pelo técnico interno.
No grupo, quatro estreias foram designadas pela comissão técnica do Brasil. Dessa forma, Vanderson, Nino, Ayrton Lucas e Joelinton ganharam uma oportunidade de mostrar serviço. Neste cenário, nomes em alta na Europa, assim como destaques do futebol brasileiro, convenceram Ramon e podem ser testados nos compromissos.
Enquanto isso, a idade dos convocados mostra o desejo envolvendo a utilização de novos jogadores na seleção. Conforme mencionado pelo técnico, a soma de todos os atletas resultou em uma média de 26 anos na relação do Brasil.
Veja abaixo a convocação da seleção brasileira envolvendo os dois próximos jogos em 2023.
GOLEIROS
- Alisson (Liverpool)
- Ederson (Manchester City)
- Weverton (Palmeiras)
DEFENSORES
- Danilo (Juventus)
- Vanderson (Monaco)
- Alex Telles (Sevilla)
- Ayrton Lucas (Flamengo)
- Ibañez (Roma)
- Éder Militão (Real Madrid)
- Marquinhos (PSG)
- Nino (Fluminense)
MEIO-CAMPISTAS
- André (Fluminense)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Casemiro (Manchester United)
- Joelinton (Newcastle)
- Lucas Paquetá (West Ham)
- Raphael Veiga (Palmeiras)
ATACANTES
- Malcom (Zenit)
- Pedro (Flamengo)
- Richarlison (Tottenham)
- Rodrygo (Real Madrid)
- Rony (Palmeiras)
- Vinícius Júnior (Real Madrid)
Ato contra o racismo
Por conta dos atos racistas contra Vinícius Júnior, a CBF pretende fazer de Brasil x Guiné um jogo contra o racismo no futebol. Ouvido pelos dirigentes da entidade, o atacante do Real Madrid deixou claro que deseja atuar no amistoso da seleção e sua luta para o preconceito ser extinto dentro e fora de campo promete ganhar um amplo destaque.
“A seleção brasileira tem dois amistosos na próxima data Fifa. Dia 17 (de junho), em Barcelona, contra Guiné, e no dia 20, em Lisboa, contra Senegal. Esses jogos estavam marcados antes dos acontecimentos com o Vinícius Júnior. Como fica um jogo da seleção brasileira, na Espanha, diante desse cenário? A CBF entrou em contato com o Vinícius Júnior e ele faz questão de jogar essa partida. A CBF vai fazer desse jogo em Barcelona um ato antirracista. Convidou a Federação Espanhola, que simpatizou com a ideia. A CBF, Federação Espanhola, FIFA e UEFA serão convidados para fazer desse jogo da seleção um jogo para marcar a posição antirracista no futebol.“, contou André Rizek no Seleção SporTV.

