Em 2023, o Palmeiras conquistou o bicampeonato da Copinha, após também ter sido campeão em 2022. Após o título, o Verdão manteve boa parte do elenco que venceu a competição. Dos 30 jovens inscritos na última edição, 26 deles permanecem no elenco alviverde, sendo que alguns deles até são utilizados pelo elenco profissional.
O Palmeiras inscreveu na Copinha 2023 os jogadores: Addi, Aranha e Natan (goleiros); Gilberto, Ian, Thauan e Thiago (laterais); Gustavo Mancha, Henri, Michel, Pedro Felipe e Talisca (zagueiros); David Kauã, Léo, Luis Guilherme, Patrick, Pedro Lima, Thalys, Vitor André e Yago (meias); Allan, Carlos Matheus, Daniel, Edney, Estêvão, Kauan Santos, Kevin, Ruan Ribeiro, Vitinho e Wendell (atacantes).
Desses 30 inscritos pelo Palmeiras na principal competição de base, apenas quatro deixaram o clube. O zagueiro Henri foi emprestado ao FC Dallas, dos Estados Unidos, enquanto os atacantes Ruan Ribeiro e Vitinho também foram cedidos por empréstimo a Valmiera, da Letônia, e Valerenga, da Noruega, respectivamente. Por fim, Yago fez a rescisão contratual e acertou com o América-MG.
Palmeiras utilizou campeões da Copinha 2023 em partidas do elenco principal
Entre os quatro jogadores que deixaram o Verdão após a conquista do bicampeonato no torneio de base, os três emprestados figuram entre os nomes de jogadores do elenco profissional. Além deles, os meias Pedro Lima e Luis Guilherme, além do zagueiro Ian receberam oportunidade no time principal com o técnico Abel Ferreira.
Pedro Lima e Ian atuaram na derrota do Verdão para o Bolívar na Libertadores. Já Luis Guilherme foi a campo nos dois confrontos diante do Tombense na Copa do Brasil e em dois duelos desta edição de Brasileirão, contra Cuiabá e Vasco.
No entanto, o trio faz parte do grupo de apoio do Alviverde, sendo utilizados no elenco principal apenas em casos específicos. Nesta quarta (10), o elenco principal do Palmeiras volta a campo às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, pelo Brasileirão.

