Home Futebol Brasileirão Série A voltará a ter sete técnicos portugueses

Brasileirão Série A voltará a ter sete técnicos portugueses

Goiás acertou nesta sexta-feira a contratação do lusitano Armando Evangelista que vai dirigir o time na competição

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

Nos próximos dias, o Brasileirão Série A voltará a ter sete treinadores portugueses com a chegada de Armando Evangelista, que estava no Arouca, clube da primeira divisão do país. O profissional de 49 anos vai dirigir o Goiás, que estava sem comandante desde a demissão de Guto Ferreira após a perda do título do Campeonato Goiano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na última edição do Campeonato Português, Evangelista levou o Arouca à quinta posição. Pela primeira vez na história, a equipe disputará uma competição internacional (Uefa Conference League).

No momento, o Brasileirão Série A conta com seis técnicos portugueses. Em maio passado, o Cuiabá demitiu o técnico Ivo Vieira após a goleada sofrida para o Atlético-MG (4 a 0), na Arena Pantanal. O Dourado não demorou a anunciar o lusitano Antonio Oliveira como substituto. Curiosamente, ele havia sido desligado do Coritiba após derrota para o Flamengo logo na primeira rodada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dos portugueses, o mais longevo é o multicampeão Abel Ferreira, que assumiu o Palmeiras em novembro de 2020 e em menos de três anos conquistou nada menos do que oito títulos: duas Libertadores, dois Paulistas, um Brasileirão, uma Copa do Brasil, uma Supercopa do Brasil e uma Recopa.

Logo em seguida vem Luis Castro, contratado pelo Botafogo em março de 2022. O clube carioca é o atual líder do Brasileirão, com dois pontos de vantagem sobre o Palmeiras, segundo colocado.

Renato Paiva, do Bahia, e Pedro Caixinha, do Red Bull Bragantino, foram contratados em dezembro do ano passado e assumiram seus respectivos times, em janeiro. Paiva foi campeão baiano.

PUBLICIDADE

Desconhecido da maior parte dos brasileiros, Pepa, treinador com experiência em clubes pequenos de Portugal, assumiu o Cruzeiro no fim de março após a saída do uruguaio Paulo Pezolano e tem sido elogiado pelo bom trabalho, apesar da queda de rendimento da equipe nos últimos jogos.

PUBLICIDADE

Os técnicos portugueses no Brasileirão Série A 2023

Abel Ferreira (Palmeiras)

Luis Castro (Botafogo)

Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino)

Renato Paiva (Bahia)

PUBLICIDADE

Pepa (Cruzeiro)

António Oliveira (Cuiabá)

Armando Evangelista (Goiás) *ainda não foi anunciado

Better Collective