Home Futebol Em partida histórica para Israel, Brasil perde e está eliminado do Mundial Sub-20

Em partida histórica para Israel, Brasil perde e está eliminado do Mundial Sub-20

Os brasileiros não conseguiram passar pela surpreendente seleção israelense, que venceu por 3 a 2 na prorrogação e avançou para a semifinal

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Nesse sábado, Brasil e Israel se enfrentaram pelo Mundial Sub-20, que acontece na Argentina. O jogo foi válido pelas quartas de final da competição.

PUBLICIDADE

O Brasil vinha de uma goleada sobre a Tunísia na fase anterior, sendo que teve que atuar com um jogador a menos por mais um tempo. Do outro lado, está o surpreendente Israel que, apesar de não ter muita tradição no futebol, está fazendo bonito nessa edição do Mundial.

Os israelenses passaram pelo Uzbequistão na rodada anterior, por 1 a 0 e brigam para fazer história e tentar chegar na semifinal de um mundial. Quem vencesse na partida enfrentaria Estados Unidos ou Uruguai, que jogam no domingo.

PUBLICIDADE

Como foi o enfrentamento entre Brasil e Israel no Mundial Sub-20?

Os brasileiros começaram a partida partindo para cima do time israelense. Desde os primeiro minutos, ficou claro que a intenção da equipe era cercar o adversário e não permitir que desenvolvessem jogadas.

Do outro lado, Israel começou a partida posicionado defensivamente, com apenas um atleta no campo adversário como uma forma de válvula de escape.

Apesar da batalha tática que estava sendo desenvolvida, lances de gols estavam em falta durante o jogo. Aos 31 minutos, o Brasil conseguiu chegar com Marquinhos, que tentou finalizar e forçou o goleiro israelense Tzarfati fazer uma grande defesa.

Aos 34, foi a vez de Israel chegar com perigo à frente. Em tentativa de finalização, o brasileiro André consegue bloquear finalização adversária. Na parte final do primeiro tempo, os brasileiro viram-se encurralados, sem conseguir atacar, devido a isso, o treinador Ramon Menezes pedia para os atletas avançassem as linhas.

PUBLICIDADE

Por incrível que pareça, as estatísticas finais do primeiro tempo mostraram o Brasil com 41,8% de possa de bola, enquanto que Israel conseguiu ficar com 58,2 %.

O segundo tempo se iniciou com o Brasil tentando criar jogadores no campo ofensivo. Aos 54 minutos, finalmente Ramon Menezes teve motivos para comemorar após Marcos Leonardo marcar um belo gol de perna canhota, registrando seu quinto na competição.

Entretanto, os brasileiros não tiveram muito tempo para comemorar, pois cinco minutos depois foi a vez de Israel chegar a frente e fazer o seu. Em uma jogada, Kancepolsky fez belo cruzamento e Khalaili desviou de cabeça para o fundo das redes.

Após o empate, Israel voltou a se mostrar confiante na partida e avançou para o campo dos brasileiros. Aos 69, Madmon tentou chutar de longe, com a bola passando por cima do travessão e levando perigo à meta.

PUBLICIDADE

Aos 78, a equipe do Oriente Médio tentou outra vez, dessa vez com Senior, que lançou para Turgeman. O atacante conseguiu se posicionar bem e mandar um bom chute, forçando o goleiro Kaique a fazer bela defesa.

Somente aos 85 o Brasil voltou ao ataque após boa tabela de Andrey Santos com Matheus. O atleta do Vasco conseguiu mandar para o gol, porém, o goleiro adversário defendeu com tranquilidade.

Nos minutos finais do primeiro tempo, os brasileiros fizeram pressão sobre o adversário, sem conseguir, no entanto, evitar que o jogo para a prorrogação.

Prorrogação após empate no tempo normal

Após o tempo de intervalo, a bola voltou a rolar para a prorrogação e, em menos de um minuto, o Brasil voltou a marcar. Tudo começou com uma jogada de Marlon na ponta direita. Ele tabelou com Andrey, que encontrou Matheus Nascimento na área. O atacante bateu de primeiro e colocou a seleção brasileira novamente na frente.

PUBLICIDADE

Contudo, a vantagem brasileira não durou muito, pois menos de três minutos depois, Israel chegou pelo lado direito e, após cruzamento lento na área, a zaga se atrapalhou, assim como o goleiro Kaique e a bola sobrou para o atacante Shibli, que somente empurrou para o fundo do gol.

Aos 98 minutos, o Brasil chegou novamente com Giovane, que avançou pelo lado direito e tentou chutar cruzado, com a bola passando raspando da trave.

No final do primeiro da prorrogação Turgeman recebeu dentro da grande área, fez boa jogada pelo lado direito, fintando vários defensores brasileiros e então bateu forte, marcando o terceiro de Israel na partida e colocando o Brasil em desvantagem no placar.

Mesmo com a vantagem, Israel se manteve no ataque pressionando o Brasil e criando novas chances de ampliar o placar, aproveitando o desespero e o cansaço dos brasileiros. Aos 112 minutos, os israelenses conseguiram um pênalti a seu favor. Na cobrança, Madmon desperdiçou a cobrança e, no entanto, no rebote, Kaique derrubou o adversário, sendo marcada outra penalidade, um tanto duvidosa.

PUBLICIDADE

Na cobrança do segundo pênalti, o jogador de Israel bateu muito mal e mandou direto para fora, colocando o Brasil de volta na partida.

Após o “milagre”, o Brasil partiu para o ataque, pressionando o adversário e tentando aproveitar a confusão de Israel após perder duas penalidades.

Nos acréscimos do segundo tempo da prorrogação, Israel chegou com perigo aproveitando os erros do Brasil e tentando apostar nos contra-ataques.

Os brasileiros tentaram até os últimos minutos, porém, não foi o suficiente e o placar terminou em 3 a 2 para os israelenses, que seguem para as semifinais.

PUBLICIDADE